TCE-RS dá continuidade ao projeto Educa Mais sobre melhoria dos indicadores da educação
11 de julho de 2023 - 14:47

Em continuidade à programação do projeto Educa Mais, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) promoveu, nesta manhã (11) duas palestras com especialistas em educação. O Auditório Mondercil Paulo de Moraes do Ministério Público lotado foi palco das palestras de Raquel Teixeira, secretária estadual de Educação, e Cláudia Costin, fundadora e diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (FGV-CEIPE), professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard e que exerceu o cargo de diretora global de Educação do Banco Mundial.


“Desigualdade educacional: a mãe de todas as desigualdades” foi tema de Raquel Teixeira que ressaltou que a universalização do Ensino Fundamental teve início nos anos 2000, representando um marco na luta contra a desigualdade no setor. No entanto, ela trouxe uma avaliação diagnóstica da rede estadual com dados atualizados que revelam a persistência de dificuldades de aprendizagem tanto na Capital quanto nos demais municípios gaúchos.

“O século 21 é conhecido como o Século do Conhecimento, onde a economia é impulsionada pelo acúmulo de saberes”, afirmou a secretária. Nesse contexto, ela destacou a importância de combater a informalidade e a marginalidade, acrescentando que a falta de acesso à educação de qualidade contribui para essa realidade.

Ainda pela manhã, a especialista Cláudia Costin disse que a educação deve ser inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. “No Brasil, o problema começa cedo. Só 69% dos estudantes completam o Ensino Médio. Além disso, 54,73% dos alunos no terceiro ano do Ensino Fundamental estavam em níveis insuficientes de leitura, de acordo com dados da Avaliação Nacional da Alfabetização (2016)”, informou.

A professora de Harvard apontou que o RS também possui dados que necessitam de avanços. “Vivemos o que tem sido chamado de revolução digital e isso vai complicar muito o esforço para melhorar a qualidade da educação”, afirmou. Cláudia Costin citou exemplos de desafios que os avanços tecnológicos trazem para a educação.

A especialista destacou ainda tópicos onde todos os agentes ligados à educação devem atuar para construção de uma escola do futuro. “Deve ser com excelência, que atue de forma colaborativa, dialogando com políticas sociais, onde aprendam a se reinventar, que os saberes não venham fragmentados, onde se ensine a pensar e aprender, formando no tempo e espaço a autonomia do aluno”, finalizou.


Luciana Abdur - Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Claudir Tigre