
Nos dias 11 e 12 de agosto, o Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) sediará o III Encontro da Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR), entidade presidida pelo conselheiro Marco Peixoto (TCE-RS) pelo bloco brasileiro.
Nesta edição, o evento terá por objetivo debater o aperfeiçoamento do controle externo no âmbito do mercado comum. A apresentação brasileira estará a cargo do presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Cezar Miola, também do TCE gaúcho.
Também estão programadas palestras do presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima, e de representante do Secretariado Permanente de Tribunales de Cuentas, Órganos y Organismos Públicos de Control Externo de la República Argentina.
A ASUR integra os 10 países que compõem o Mercosul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela). Entre suas atribuições estão o intercâmbio permanente de documentação e informação técnica entre seus membros; a vinculação com entidades similares constituídas em outros continentes; a promoção de eventos e realização de atividades acadêmicas docentes, de investigação e assessoramento; a formulação de uma terminologia homogênea nos procedimentos e técnicas de controle, como a harmonização de normas de auditoria.
Por Luciana Abdur