
Nesta quinta-feira (11), o TCE, com apoio da Escola de Gestão e Controle (ESGC), realizou a capacitação interna Contas Públicas em Foco: Auditoria Financeira, no Auditório Romildo Bolzan.
O auditor do TCU Heitor Freitas realizou a abertura do evento ministrando a palestra "Processo de Contas dos Gestores: o papel da auditoria financeira no fortalecimento e na geração de confiança pública", que contou com a mediação da auditora do TCE-RS Eda Schwartz. Na oportunidade, Freitas discorreu sobre como a auditoria financeira pode fortalecer o processo de prestação de contas, apresentou a construção do processo de auditoria financeira no TCU, identificando ganhos e obstáculos, além de compartilhar os resultados. "Nosso objetivo é tentar engajar pessoas. Dentro desse processo, o mais importante é aumentar a cobertura da auditoria financeira nas contas nacionais", destacou o auditor.

Pela tarde, o auditor do TCE-MG Filipi Assunção Oliveira palestrou sobre os "Principais conceitos de auditoria financeira: passo a passo simplificado". Em sua apresentação, Filipi explicou os processos de uma auditoria financeira na prática, abordando manuais e normas. Após, com a mediação da auditora do TCE gaúcho Adriana Sampaio, abriu espaço aos participantes para perguntas.
Em seguida, a auditora Juliana Bortoluzzi falou sobre o fortalecimento da auditoria financeira como projeto estratégico no TCE-RS. Ela esclareceu que as auditorias financeiras estão alinhadas à missão do Tribunal de exercer o controle externo e promover a cidadania ativa, por meio da fiscalização, da orientação e da educação, com o objetivo de aperfeiçoar a gestão pública em prol da sociedade gaúcha. “O nosso projeto estratégico tem relação com esse mapa, mais especificamente nessa parte sobre aumentar a eficiência no controle externo”, disse.
Encerrando a programação, a palestra “O caminho da auditoria financeira no TCE-RS: presente e futuro” foi ministrada pelas auditoras Camila Weisheimer e Aline Dall’Igna. A apresentação mostrou como as auditorias financeiras do estado e de municípios funcionam na prática, com exemplos de contas auditadas, suas inconformidades, deficiências e o que foi feito para solucionar esses problemas.
Maria Meirelles e Maryanna Lucas - Assessoria de Comunicação Social
