Observatório de Gestão e Políticas Públicas do TCE-RS
TRABALHO ACADÊMICO
TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE Educação da UFSM

Ser artista professor: tramas, imaginários e poéticas em jogo nos espaços de atuação-formação


2018


Autor


Orientador


Nível Acadêmico

doutorado: Doutorado


Resumo

Este trabalho de tese de doutorado em Educação foi desenvolvido na Linha de Pesquisa 1 – Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Surgiu a partir de uma inquietação sobre professores de Ensino Superior das áreas Teatro e Cinema e as possíveis conexões entre os fazeres artísticos e os fazeres docentes. A partir dessa premissa, o objetivo que estabeleceu foi o de conhecer como se constitui a poética destes artistas professores na interface entre a arte e a docência. Esta pesquisa buscou aproximar conceitos das áreas do Teatro e Cinema com conceitos do campo da Formação de Professores, tais como: trabalho sobre si mesmo e o conceito de pessoalidade aliados à criação, um dos principais pilares da teoria do imaginário social de Castoriadis (1982 e 2004). Para tanto, a pesquisa contou com dois artistas professores colaboradores das áreas já citadas. Como método escolhido utilizou-se as narrativas (auto) biográficas a partir dos escritos de Josso (2010) e Momberger (2014). Para mobilizar tais narrativas foi criado um jogo com regras contendo imagens e composições de palavras o qual foi realizado com cada um dos artistas professores. Esse jogo gerou cruzamentos pela repetição das imagens e pelas palavras que foram protagonistas nas narrativas tanto da pesquisadora quanto dos colaboradores, gerando outros núcleos de imagens e palavras. Desse modo, foi elaborado um segundo jogo chamado Jogo Solitário, no qual a pesquisadora elaborou narrativas a partir das palavras e das imagens, o que possibilitou a aproximação das significações imaginárias que deram pistas das possíveis articulações que constituem as poéticas dos artistas professores. O processo advindo do jogo gerou quatro núcleos de análise, que foram analisadas tendo como suporte a hermenêutica de Hans-Georg Gadamer (2010 e 2015) e o imaginário social de Cornelius Castoriadis (1982 e 2004). A partir desse estudo, compreendemos que a poética para esses professores está ligada a modos do ser professor, aos quais pode se estabelecer as relações entre a arte e a docência.

Palavras-chave

Formação de Professores. Imaginário. Artista Professor. Poéticas. Jogo.


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