Observatório de Gestão e Políticas Públicas do TCE-RS
TRABALHO ACADÊMICO
TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE Educação da UFSM

Repertórios musicais em cursos de pedagogia: narrativas de professoras formadoras


2020


Autor


Orientador


Nível Acadêmico

mestrado: Mestrado


Resumo

A dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e está vinculada ao grupo FAPEM (Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical). A temática da pesquisa envolve as relações existentes entre a Música e a Pedagogia, em específico, os repertórios musicais que organizam as ações formativas nas disciplinas de Artes/Música nos cursos de Pedagogia. O objetivo geral desta pesquisa se delineia em compreender os processos de escolhas e as implicações do uso de repertório musical de professoras formadoras em cursos de Pedagogia. Como objetivos específicos, conhecer as trajetórias e formações musicais das professoras e como esses fatores se articulam com as escolhas de repertórios para a Pedagogia; investigar quais os conteúdos (musicais e extramusicais) que são desenvolvidos a partir dos repertórios musicais selecionados; entender como as escolhas de repertórios musicais potencializam e movimentam a formação musical e pedagógico-musical das professoras-referências. A dissertação está organizada em uma revisão de literatura que trata a música na Pedagogia, no contexto da educação brasileira. Em seguida, aborda os estudos acerca de repertórios musicais para e na docência, considerando dados de um mapeamento na CAPES das pesquisas acadêmicas referentes à temática. A pesquisa de abordagem qualitativa teve como procedimento metodológico a pesquisa com narrativas e como instrumento de produção de dados a entrevista narrativa com cinco professoras formadoras e, para a análise dos achados, utilizou-se a análise compreensiva-interpretativa. Os resultados desta pesquisa evidenciam que as professoras formadoras escolhem seus repertórios musicais a partir de relações com as trajetórias de vidas, das atividades para o desenvolvimento de conteúdos musicais e extramusicais, dos gostos musicais das alunas e do contexto da Educação Infantil. Dessa maneira, as escolhas de repertórios tornam-se um processo complexo para a atividade docente e que está vinculado aos modos de pensar e potencializar a formação musical e pedagógico-musical das professoras-referências

Palavras-chave

Repertório musical; Professoras formadoras; Formação Musical na Pedagogia.


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