Observatório de Gestão e Políticas Públicas do TCE-RS
TRABALHO ACADÊMICO
TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE Inclusão Social da UFSM

Recepção e acolhimento de estudantes beneficiários do programa de ações afirmativas (inclusão social e racial) na Universidade Federal de Santa Maria-RS


2019


Autor


Orientador


Nível Acadêmico

mestrado: Mestrado


Resumo

A presente Dissertação tem como problema norteador da pesquisa a seguinte problemática: Em que medida a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está preparada para receber e acolher os estudantes originários dessas Ações Afirmativas? Quais implicações subjetivas decorrem dessas políticas públicas em educação? Este estudo tem como objetivo geral compreender em que medida a Universidade Federal de Santa Maria está preparada para receber e acolher os estudantes beneficiários do Programa de Ações Afirmativas cotistas ingressantes pelo critério de seleção adotado pela Lei nº 12.711/2012 - Candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, autodeclarados pretos, pardos e indígenas, que são recebidos e acolhidos pela UFSM. Os objetivos específicos são: reconhecer as políticas educacionais referentes ao acesso e permanência do estudante na Universidade (Ensino Superior) no Brasil; verificar a eficácia da legislação educacional (Lei 12.711/2012 e Resolução 011/2007 – UFSM) no âmbito da UFSM; analisar e compreender as percepções acerca da qualidade da permanência de estudantes cotistas da UFSM e estabelecer relação entre eficiência e eficácia da legislação educacional (Lei 12.711/2012 e Resolução 011/2007 – UFSM) e políticas públicas no ambiente universitário. A metodologia proposta pela pesquisa consistiu em um levantamento bibliográfico, com uma abordagem qualitativa e emprego da metodologia das narrativas (auto)biográficas para obter a percepção dos estudantes sobre sua permanência no percurso do curso que estão realizando. Foram entrevistados estudantes declarados pretos e pardos, de graduação e de baixa renda. Com a implementação do Programa de Ações Afirmativas na UFSM e da Lei de Cotas para o Ensino Superior, houve também ampliação de medidas para acolher os estudantes oriundos dessas políticas. Os resultados apresentam percepções em relação às questões subjetivas e objetivas das relações dadas pela inserção dos estudantes cotistas no ambiente universitário, como a existência de tensões nos relacionamentos no ambiente acadêmico e a oferta de políticas de apoio a recepção e permanência do estudante na UFSM.

Palavras-chave

Educação Superior. Políticas Públicas. Cotas. Justiça Social. Ações Afirmativas.


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