Observatório de Gestão e Políticas Públicas do TCE-RS
TRABALHO ACADÊMICO
TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE Inclusão da UFPEL

Programa Bolsa Família e geração “Nem-Nem”: evidências para o Brasil


2017


Autor


Orientador


Nível Acadêmico

mestrado: Mestrado


Resumo

O presente estudo investiga a relação entre o Programa Bolsa Família e a probabilidade de jovens adultos com idade entre 18 e 29 anos não estudarem e nem trabalharem, ou seja, a probabilidade de que pertençam à chamada geração “nem-nem”. Para atingir este objetivo, é construído um modelo teórico que considera os microfundamentos da escolha do beneficiário entre trabalho, lazer e estudo. Empiricamente, utiliza-se os dados do Censo Demográfico de 2010 combinados com a estratégia metodológica de Imbens (2015) para seleção das variáveis que irão compor o escore de propensão de cada indivíduo da amostra ser beneficiário do Programa e o método Propensity Score Matching. Os resultados obtidos, em geral, indicam que o Programa Bolsa Família reduz a probabilidade de que os jovens pertençam à geração “nemnem”. Por fim, os potenciais canais pelos quais este efeito age são discutidos.

Palavras-chave

Efeito do Tratamento, Programa Bolsa Família, Geração “Nem-Nem”


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