Observatório de Gestão e Políticas Públicas do TCE-RS
TRABALHO ACADÊMICO
TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE Educação da UFSM

Processo de implantação da educação inclusiva no sistema colégio militar do Brasil: a influência dos elementos da cultura militar


2021


Autor


Orientador


Nível Acadêmico

mestrado: Mestrado


Resumo

A política educacional brasileira tem dado cada vez mais destaque ao aspecto da inclusão nos últimos anos. Esse movimento segue tendências internacionais e está alinhado com as normativas que regem a educação no país. O Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) busca adequar-se a essa nova realidade. Nesse contexto, este estudo teve por objetivo compreender a sistemática de implantação da Educação Inclusiva nessa rede diferenciada de ensino, sob a ótica da cultura. A pesquisa foi realizada por meio de estudo qualitativo, a partir de análise documental e coleta de dados. A população foi constituída pelos alunos público-alvo da Educação Inclusiva que já se encontram matriculados no sistema, bem como os agentes de ensino envolvidos nesse processo. Como forma de atingir a proposta desta investigação, foi aplicado um questionário, direcionado ao público participante da investigação. A verificação dos dados seguiu uma abordagem qualitativa, utilizando-se do método da análise de conteúdo. Os resultados primários incidiram sobre a identificação dos principais aspectos ligados à cultura militar que impactam no processo da inclusão e os resultados secundários recaíram sobre as características do modelo que vem sendo adotado para implementação dessa modalidade educativa. Após a análise, concluiu-se que os elementos da cultura militar brasileira foram absorvidos em larga escala pelo SCMB e influenciam a implantação e consolidação da Educação Inclusiva no Sistema, sendo que alguns de forma positiva e outros de forma negativa, hora favorecendo e hora dificultando esse processo.

Palavras-chave

Educação Inclusiva. Implantação. Colégio Militar


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