TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE Educação da UNIPAMPA
Políticas públicas de acesso à educação superior no COREDE Vale do Jaguari: o caso dos egressos da URI-campus Santiago (2010-2017)
2019
Autor
Sabrina Klose Nadalon
Orientador
Cláudio Júnior Damin
Nível Acadêmico
mestrado: Mestrado
Resumo
Esta pesquisa avalia o impacto das políticas públicas de acesso à educação superior no Corede Vale do Jaguari, particularmente o caso dos egressos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Campus Santiago entre os anos de 2010 a 2017. Busca especificamente investigar as políticas públicas de acesso à educação superior FIES E PROUNI, procurando verificar as contribuições dessas políticas na região do Corede Vale do Jaguari, relacioná-las com o desenvolvimento socioeconômico da região, compreender o papel das universidades comunitárias para a formação de atores focados para o desenvolvimento local, identificar possibilidades de melhoria para o emprego dessas políticas e, elaborar relatório técnico demonstrando o perfil dos egressos. Além da construção de referências teóricas acerca do tema, desenvolveu-se pesquisa quanti e qualitativa através da aplicação de questionário survey à uma amostra de 306 egressos e, realização de entrevista com os 3 gestores da URI – Campus Santiago. Para a análise e interpretação dos resultados realizou-se tratamento e testes estatísticos além da descrição das entrevistas, e interpretação à luz do referencial teórico estudado. Como principais resultados da dissertação destaca-se a compreensão de que o impacto das políticas públicas FIES e PROUNI foi positivo no perfil dos egressos da URI-Campus Santiago, pois recebem salários maiores do que a média do Corede, possuem grau educacional mais elevado e conseguem manter-se economicamente ativos o que constrói uma relação positiva com o desenvolvimento socioeconômico da região. Compreendeu-se também que a universidade comunitária é relevante para a melhoria da realidade local preparando os estudantes para o convívio social adequado e o exercício profissional, o que reafirma a importância de se compreender e executar a educação superior como componente essencial, o que ratifica que a ampliação de disponibilidade de políticas públicas de acesso à educação superior, PROUNI e FIES melhoram a realidade local pois permitem práticas pautadas nas interações sociais solidárias que colocam o ser humano como sujeito autônomo e capaz de transformar a realidade criando novas oportunidades de trabalho, renda, educação.
Palavras-chave
Ensino superior. Universidades e faculdades. Ex-alunos. Políticas públicas. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
TEXTO COMPLETO
←Voltar ao inicio