Observatório de Gestão e Políticas Públicas do TCE-RS
TRABALHO ACADÊMICO
TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE Educação da UFSM

Os reflexos, simbólicos e imagéticos, do espelho de Héracles em nós: as (res)significações afloradas da (auto)reflexão sobre as trajetórias de formação docente


2017


Autor


Orientador


Nível Acadêmico

doutorado: Doutorado


Resumo

O presente estudo é apresentado ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Configura-se como uma Tese de doutorado em Educação, vinculada à Linha de Pesquisa LP2-Práticas Escolares e Políticas Públicas. Das reflexões propostas pelo grupo CLIO, registrado no CNPQ, sobre a temática: educação e memória, relatos orais e autobiográficos, aflora o interesse desta pesquisa. A investigação buscou compreender o processo (auto)formativo, as significações dos diferentes momentos da trajetória de formação docente, mediante as transfigurações imagéticas e simbólicas dos seis primeiros trabalhos de Héracles. Frente à inquietação, o objetivo geral é buscar a compreensão sobre o processo (auto)formativo, as significações dos diferentes momentos da trajetória docente (desde a escolha pelo curso de licenciatura até a formação continuada), frente às transfigurações imagéticas e simbólicas dos seis primeiros trabalhos de Héracles. Os objetivos específicos são: descrever os encaminhamentos metodológicos e os procedimentos utilizados para a proposta investigativa; enunciar os conceitos e as características das narrativas mitológicas bem como sua influência na constituição das representações individuais e coletivas; e, refletir sobre as relações, imagéticas e simbólicas, existentes entre a primeira série dos trabalhos míticos de Héracles e o processo (auto) formativo construído na trajetória de formação desde a escolha profissional à formação continuada. Com esse intuito, o trabalho foi organizado em oito capítulos. O primeiro capítulo apresentou os encaminhamentos metodológicos que contemplaram a abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, aliado ao método da história oral, na categoria (auto)biográfica. O segundo capítulo conceituou o caráter imagético, simbólico, educativo e reflexivo das narrativas míticas. E, nos seis capítulos seguintes, foram discutidos os temas relacionados à formação docente, a partir de três dimensões: a narrativa mítica da primeira série dos trabalhos de Héracles; as memórias autobiográficas, e os dados, oriundos de seis pesquisas brasileiras publicadas no SCIELO-Scientific Eletronic Library Online. Em relação às considerações finais, a compreensão do processo (auto)formativo encaminha a possibilidade de um exercício para a formação contínua, intrínseco à busca da (auto)reflexão sobre a ação, no exercício da docência.

Palavras-chave

Mito. Trajetória. Narrativas orais e (auto)biográficas. (Auto)formação docente.


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