Observatório de Gestão e Políticas Públicas do TCE-RS
TRABALHO ACADÊMICO
TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE Educação da UFRGS

Oficinando Psicologia Na Escola: problematizações a partir das políticas cognitivas e da pedagogia engajada


2022


Autor


Orientador


Nível Acadêmico

mestrado: Mestrado


Resumo

O ensino de psicologia está presente na educação básica nas modalidades de educação profissional e formação de professores de nível médio. Estudos historiográficos apontam a presença da psicologia na educação escolar desde o século XIX, mantendo-se presente como componente curricular de forma intermitente atualmente. A Resolução CNE/CES nº 5/2011 prevê a formação do professor de psicologia para a educação básica através de projeto pedagógico complementar. Esta dissertação teve como objetivo geral refletir sobre as contribuições do uso de oficinas como dispositivo de encontro para um ensino e aprendizagem de psicologia em salas de aula da educação básica sustentado por políticas cognitivas inventivas e pedagogias engajadas. Como objetivos específicos procuramos: i) pensar como narrativas imersivas no contexto de uma oficina podem ser potentes no ensinoaprendizagem de psicologia; ii) contribuir para a proposição de temas/conteúdo a serem debatidos na disciplina de psicologia; e iii) analisar a contribuição de narrativas imersivas, através de acoplamentos tecnológicos, para a experimentação de políticas inventivas nas salas de aula. Para isso, recorremos aos pressupostos teóricometodológicos de bell hooks (2017, 2019, 2020); Virgínia Kastrup (2005, 2007, 2009) e Donna Haraway (2013, 2018). A metodologia proposta foi a da pesquisaintervenção, através do método da cartografia. A pesquisa-intervenção proposta previu a realização de narrativas imersivas figuradas através de uma oficina intitulada Indústria do Gênero, proposta como disparador para a discussão e problematização sobre marcadores sociais da diferença (gênero, raça, classe social e sexualidade) e produção de subjetividades. Participaram da oficina 16 estudantes de uma turma de educação profissional técnica de nível médio. A realização da oficina conduziu a um modo de ensinar e aprender inventivos e engajados em que professor e estudantes puderam experienciar uma forma de aprender psicologia em que o lugar do eros e das experiências sociais de ambos os participantes puderam ser compartilhados na experimentação de uma comunidade de aprendizagem. A oficina como dispositivo de encontro se mostrou potente como fio condutor para o trabalho com temas antirracistas e antissexistas e aprendizagens inventivas moduladas por breakdowns nas aulas de psicologia na escola básica.

Palavras-chave

Ensino; aprendizagem; políticas cognitivas; pedagogia engajada.


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