TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE Educação da UFSM
O imaginário e a estética do cinema na formação de professores da educação de jovens e adultos da escola Dr. Romário Araújo de Oliveira
2019
Autor
Paulo César Fagundes do Amaral
Orientador
Valeska Maria Fortes de Oliveira
Nível Acadêmico
mestrado: Mestrado
Resumo
A investigação foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, integrando a Linha de Pesquisa 1: Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Teve por objetivo conhecer o repertório e o imaginário dos professores na linguagem do cinema brasileiro e sua utilização nas aulas da Educação de Jovens e Adultos, da Escola Dr. Romário Araújo de Oliveira, no município de Alegrete. Foram compartilhados, primeiramente, os embasamentos teóricos a fim de situar os educadores no contexto da proposta que foi realizada. Fizeram parte da metodologia da pesquisa encontros semanais para conhecer e compreender, em um primeiro momento, qual a relação imaginária dos educadores em relação ao cinema, buscando seus conceitos referentes à prática do cinema em sala de aula. Nos encontros, foram realizados exercícios de imersão nos aspectos da experiência sonora, visual / fotográfica e nos silêncios como dispositivo de narrativa subjetiva. Foram utilizados, na sequência, fotografias de Sebastião Salgado e trechos dos longas metragens Lavoura Arcaica e o O Som ao Redor como dispositivo de sensibilização estética. Por fim, foi realizada análise de que forma esse processo impactou na formação desses professores. Como aporte teórico adotaram-se as contribuições de Castoriadis (2004, 2006), Fischer (2009), Meira (2001), Estévez (2009), Herman (2005), Oliveira (2014), Fresquet (2015), além de estudos desenvolvidos por integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS). Pôde-se constatar, através das etapas desenvolvidas, primeiramente com a escolha de filmes utilizados em sala de aula, que os professores ainda carregam uma leitura limitada em relação à produção audiovisual brasileira e após, durante os encontros semanais, que a imersão detida nos aspectos estéticos dos filmes, proporcionou uma maior fruição, impelindo-os, na etapa final, a experimentarem a criação audiovisual, o que mostrou que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelos professores da rede pública estadual, eles se mostram confiantes nas possibilidades educativas do cinema.
Palavras-chave
Imaginário Social. Formação Continuada; Estética; Cinema Nacional; Narrativas.
TEXTO COMPLETO
←Voltar ao inicio