Observatório de Gestão e Políticas Públicas do TCE-RS
TRABALHO ACADÊMICO
TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE Educação da UFSM

Narrativas sobre inclusão escolar: a história de Arthur


2018


Autor


Orientador


Nível Acadêmico

doutorado: Doutorado


Resumo

Essa tese, está vinculada a Linha de Pesquisa 1: Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação, e apresenta como problemática principal a formação docente e a inclusão escolar vistas sob o prisma da história de vida de um estudante com deficiência e das narrativas de sua família e de suas ex-professoras. Pretendeu-se com a proposição deste estudo, investigar e compreender a formação docente do professor do ensino comum para atuação na perspectiva da educação inclusiva e analisar as narrativas dos professores correlacionando-as com as políticas públicas educacionais vigentes no campo da Educação Especial. Para organização da pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa através do método (auto)biográfico como modo de alcançar os objetivos traçados nessa proposta. As dimensões do método escolhido possibilitaram o uso da metodologia biográfico-narrativa como caminho para construir a história de um estudante com deficiência e recolher e analisar as narrativas familiares e de suas ex-professoras como materiais empíricos da pesquisa. A investigação aponta a formação de professores e inclusão escolar como dois assuntos que precisam ser repensados a partir das inúmeras dificuldades que a escola e a sociedade enfrentam frente à adequação aos parâmetros estabelecidos pelas políticas de Educação Especial. O referencial teórico-metodológico que acompanhou o desenvolvimento da investigação está baseado nos estudos de Abrahão (2003; 2004); Delory-Momberger (2012); Bolívar (2002); Ferrarotti (2010); Rodrigues (2007); Correia (2010); entre outros. Ao cabo da investigação conclui-se que a formação de professores apesar de necessária não é alternativa fulcral para a consolidação da proposta de inclusão escolar, bem como é necessário pensar no fomento de uma terceira instituição que representaria o caminho do meio em direção a inclusão escolar estabelecida como meta nas políticas públicas vigentes em relação à educação inclusiva.

Palavras-chave

Formação de professores. Educação Especial. Inclusão escolar. (Auto)biografia


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