TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE Estudos de Gênero da UFSM
Mulheres na educação profissional: movimentos dos cursos subsequentes do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria
2020
Autor
Thais da Silva Dorneles
Orientador
Mariglei Severo Maraschin
Nível Acadêmico
mestrado: Mestrado
Resumo
A presente pesquisa está situada na área de Trabalho e Educação, vinculado à linha de pesquisa Políticas e Gestão em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. Teve por objetivo analisar os movimentos das mulheres na trajetória e perspectivas após os cursos subsequentes do CTISM, nos anos 2018 e 2019. E tem definido os objetivos específicos em: 1) Contextualizar as políticas da Educação Profissional e a participação da mulher no mundo do trabalho; 2) Historicizar o CTISM e a oferta dos cursos subsequentes; 3) Conhecer a trajetória de ingresso, permanência e perspectivas para o mundo do trabalho das mulheres dos cursos técnicos subsequentes do CTISM. Esta pesquisa é um estudo qualitativo e exploratório, foram realizadas análises documentais e bibliográficas. Os instrumentos de produção de dados foram pesquisas em periódicos científicos, tais como portal e repositórios; questionário semiestruturado; diário de campo; grupos focais e entrevistas. Os dados produzidos foram analisados sob o viés de análise de conteúdo, baseados nos seguintes eixos: a pesquisa sobre a mulher na educação profissional, quem são as mulheres estudantes dos cursos técnicos subsequentes do CTISM, quais os motivos de ingressarem, permanecerem e suas perspectivas para o mundo do trabalho e seus olhares sobre as mulheres no CTISM. Os sujeitos da pesquisa, foram as mulheres estudantes dos Cursos Subsequentes do CTISM, ingressantes nos anos 2018 e 2019. O estudo reconhece a importância da política de Educação Profissional olhar para a trajetória das mulheres nos cursos de EPT, de pensar o ingresso e a permanência das mulheres e de serem desenvolvidas novas pesquisas com o foco nas mulheres na EPT. As mulheres, que acessam os cursos subsequentes do CTISM, tem na maioria, entre 18 e 30 anos, são solteiras, possuem uma renda média familiar entre 1 e 2 salários mínimos, e não possuem filhos. Os cursos subsequentes são fundamentais na trajetória das mulheres contribuindo para sua formação e para o mundo do trabalho. Com isso os resultados da pesquisa apontam para a importância dos cursos serem noturnos e a da criação de redes de apoio e acompanhamento das mulheres estudantes dos Cursos Subsequentes do CTISM.
Palavras-chave
Educação Profissional. Curso Técnico subsequente. Políticas Públicas. Mulheres na Educação profissional. Trabalho e Educação.
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