Observatório de Gestão e Políticas Públicas do TCE-RS
TRABALHO ACADÊMICO
TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE Educação da UFSM

Limites e possibilidades da educação musical inclusiva: as práticas de percussão para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista


2022


Autor


Orientador


Nível Acadêmico

mestrado: Mestrado


Resumo

Versa-se, com este trabalho, sobre os limites e as possibilidades da Educação Musical Inclusiva, considerando as práticas de percussão para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A problemática da pesquisa emerge das reflexões acerca das atividades desenvolvidas nas oficinas do Projeto de Percussão Social Atoque, em Santa Maria - Rio Grande do Sul (RS). A dissertação de mestrado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa Educação e Artes - LP4, da Universidade Federal de Santa Maria e ao Grupo de Pesquisa NarraMus. O objetivo geral é verificar os efeitos da intervenção musical da oficina de percussão, assim como a relação social e de aprendizagem de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), contribuindo para a sua inclusão social. A metodologia de estudo da pesquisa é qualitativa. Os dados foram levantados através de entrevistas semiestruturadas com os pais e responsáveis, narrativas estas que retratam a importância da rememoração, do resgate de histórias de vida. As narrativas tornaram-se relevantes para esta pesquisa porque instigaram o educador a possibilidade de atuar como narrador protagonista ativo, como escritor de histórias que se constituem a partir de diversas situações de formação, retratando a importância da aprendizagem e da reflexão conjunta com os seus sujeitos de pesquisa, caracterizando um diálogo aberto e significativo no processo acadêmico. Os sujeitos da pesquisa constituíram-se nesta investigação a partir da relação desenvolvida no Projeto de Percussão Social Atoque, com seis crianças e adolescentes de 9 a 17 anos, diagnosticados com TEA, bem como da colaboração e da participação dos seus respectivos responsáveis. O referencial teórico é baseado nos estudos de autores da educação musical, educação musical inclusiva, Transtorno do Espectro Autista e Projeto Social, tais como Souza (2008), Chiarelli e Barreto (2005), Brito (2003), entre outros. Verificou-se que são muitos os desafios apresentados na melhoria do desenvolvimento, na interação de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista. Nas entrevistas, coletadas com os pais e responsáveis dos alunos com o espectro, houve muitas questões que foram relacionadas à oficina de percussão e suas colaborações na vida desses sujeitos; questões estas que só foram descobertas após os relatos dos responsáveis, os quais destacaram que, além de a oficina contribuir para a socialização, ela colaborou também no desenvolvimento da concentração, na relação social entre irmãos no seu ambiente familiar, na melhoria da qualidade do sono das crianças após o ingresso na oficina, na melhoria da dicção e na leitura de um dos alunos que participou das atividade de apreciação musical on-line, assim como na superação dos medos (chuva, vento e trovão) que o acompanhavam por toda sua vida. Dessa maneira, estes levantamentos corroboram para que, tanto os profissionais da área de música quanto os familiares de crianças e adolescentes com TEA, compreendam que a música pode ser uma forma de auxílio ao tratamento , trazendo benefícios e uma melhoria na qualidade de vida dos sujeitos com TEA e de suas famílias.

Palavras-chave

Educação Musical Inclusiva. Práticas de percussão. Transtorno do Espectro Autista(TEA).


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