Observatório de Gestão e Políticas Públicas do TCE-RS
TRABALHO ACADÊMICO
TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE Educação da UFSM

Ingresso no curso de educação especial: aspectos motivadores ao processo de escolha profissional


2021


Autor


Orientador


Nível Acadêmico

mestrado: Mestrado


Resumo

Essa dissertação, constituinte do Curso de Mestrado em Educação, na Linha de pesquisa Educação, Inclusão e Diferença, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) teve como objetivo geral conhecer os aspectos que motivam a escolha profissional de acadêmicos do Curso de formação de professores em Educação Especial de uma Universidade Pública do Rio Grande do Sul. A investigação foi realizada por intermédio de uma pesquisa qualitativa, sendo que a população da pesquisa foi constituída pelos discentes dos Cursos de Educação Especial da UFSM, que aceitaram participar do estudo. A coleta dos dados foi realizada por meio do preenchimento de um questionário pelo Google Forms, contando com a análise qualitativa. Foi possível constatar que diferentes fatores podem estar relacionados com a escolha profissional, desde interesses pessoais, proximidade com pessoas que possuem algum tipo de deficiência, sendo estas próximas ou colegas que passaram pelo círculo familiar, escolar ou de convivência. Outro aspecto que se relaciona com a busca pelo curso é a necessidade de sentir-se capaz de atuar frente a alunos com deficiência ou alguma outra especificidade ou característica que venha a interferir na aprendizagem. Conclui-se que o processo de escolha de determinada formação profissional, é variável, os fatores que motivam esse processo são intervenientes, mas se destaca o contexto experiencial e a personalidade do sujeito.

Palavras-chave

Educação Especial. Inclusão Social. Profissão


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