Observatório de Gestão e Políticas Públicas do TCE-RS
TRABALHO ACADÊMICO
TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE Inclusão da UFSM

Inclusão no IF Farroupilha campus Santo Augusto: conjunto de práticas políticas que tem produzido sujeitos


2017


Autor


Orientador


Nível Acadêmico

mestrado: Mestrado


Resumo

O presente estudo se insere no campo de investigação das políticas de inclusão implementadas nos Institutos Federais de Educação Profissional no Brasil e especificamente no Instituto Federal Farroupilha e pode ser inscrito entre os estudos que se servem de uma perspectiva pós-estruturalista, a partir dos Estudos Foucaultianos especialmente as noções de governamentalidade, normação e normalização para procedimento e desenvolvimento analíti co. Tem como objetivo identificar e compreender como as estratégias de permanência e aprendizagem colocadas em funcionamento estão produzindo outros modos de dizer sobre o estudante em situação de não aprendizagem. Metodologicamente para análise tomou-se como base o desenho das políticas inclusivas tramadas numa rede discursiva para educação profissional e desta a possibilidade de desembaraçar os fios para ver parte do vazio que um fio puxado provoca no desenho. Assim, na primeira unidade analítica o estudo aponta para um conjunto de documentos internacionais buscando identificar como a adoção da inclusão, como forma de determinação das condições para educação na atualidade, pode ser explicitada na ordem da governamentalidade neoliberal e como se constroem determinadas condições de possibilidade para a reforma na educação profissional e criação dos Institutos Federais no Brasil. Na segunda unidade, busca-se a análise dos discursos presente nos documentos dos IFFar que operam como modo de captura dos jovens para a educação profissional, verificando a emergência dos discursos da inclusão e a aprendizagem como discursos úteis para gestão da aprendizagem e permanência do estudante na educação profissional. Por fim, diante do vazio deixado no desenho complexo da educação profissional, torna-se possível mostrar as práticas discursivas e as táticas que tomam a aprendizagem como estratégia de inclusão, num discurso que se atualiza, no presente, em relação à (in)exclusão e à produção de sujeitos em situação de não aprendizagem.

Palavras-chave

Instituto Federal. Educação Profissional. Inclusão. Aprendizagem. Não aprendizagem


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