Observatório de Gestão e Políticas Públicas do TCE-RS
TRABALHO ACADÊMICO
TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE Educação da UFSM

Grupo Vocapampa: narrativas sobre saberes profissionais de musicodocentes


2021


Autor


Orientador


Nível Acadêmico

mestrado: Mestrado


Resumo

Essa dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Artes – LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e ao grupo de estudos Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical (FAPEM). O tema desta pesquisa foi sendo construído a partir de percepções pessoais acerca de saberes profissionais percebidos, durante os ensaios, em discussões e produções vinculadas ao desenvolvimento do trabalho musical do conjunto vocal à cappella, Grupo Vocal VocaPampa em que participo. O Grupo é formado por músicos e professores de música, os quais entendo ser musicodocentes. Cada integrante possui uma atividade específica relacionada à docência em música, quer na educação básica, no ensino de instrumento musical ou no ensino superior. O objetivo geral da investigação foi compreender os saberes profissionais mobilizados pelos integrantes do VocaPampa, a partir de suas narrativas orais e de minhas percepções investigativas sobre este processo. A pesquisa tem como objetivos específicos apresentar o grupo e os seus modos de produção musical e de performance, entender a presença do grupo na vida musicodocente de seus integrantes e discutir os saberes musicais e da docência e suas inter-relações na construção dos saberes profissionais. A revisão de literatura baseia-se nos estudos de Caria (2017), Ramos (2014) e Junckes e André (2012) a respeito do saber profissional, e de Gauthier et al. (1998), Tardif (2012), Pimenta (1999) e Weber (2014) acerca dos saberes da docência, de um modo geral e da performance em música. O trabalho se insere na abordagem qualitativa e tem como procedimento metodológico a pesquisa narrativa (SOUZA, 2014). A produção de dados foi trilhada pela entrevista narrativa (MUYLAERT et. al., 2014). A partir do estudo, concluiu-se que o VocaPampa atua como espaço complementar para pensar a docência em música e a performance. Os saberes profissionais são produzidos e inter-relacionados nos momentos de ensaios e apresentações do grupo, os quais possibilitam a socialização profissional e a construção musicodocente, principalmente através do saber da experiência e do saber da ação profissional.

Palavras-chave

Musicodocente. Saber profissional. Grupo vocal VocaPampa.


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