Observatório de Gestão e Políticas Públicas do TCE-RS
TRABALHO ACADÊMICO
TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE Políticas públicas e mídia da UFRGS

“Fala Moleques e Bonecas”: Masculinidades do Youtuber Rezende


2021


Autor


Orientador


Nível Acadêmico

mestrado: Mestrado


Resumo

Esta dissertação analisa as masculinidades nos vídeos e imagens de um dos maiores youtubers do Brasil, e um dos mais populares entre crianças e adolescentes, Rezende. O objetivo deste trabalho é estudar a construção das masculinidades e os padrões de comportamento masculino que se apresentam nos vídeos de Rezende na plataforma do YouTube e nas redes sociais Instagram e TikTok, que são os ambientes virtuais onde o youtuber se faz mais presente. A partir das plataformas de vídeo e redes sociais que Rezende utiliza e de informações coletadas fora dos seus canais, realizamos as análises a partir do método de estudo de caso, aliando os conceitos teóricos com o empírico. Os conceitos teóricos sobre a internet, as redes sociais e o consumo das plataformas por parte de crianças e adolescentes conta com obras de autores como Strangelove (2010), Burgess e Green (2009), Baitello Junior (2014), Montaño (2015), Certeau (1998), Sibilia (2016), Jenkins (2013), Rolnik (1997) e Debord (2003). O referencial teórico sobre as masculinidades, seus desdobramentos sociais e questões de gênero e performance, assim como a influência da internet e das redes sociais que as crianças e adolescentes tem acesso, conta com as perspectivas de autores como Caetano e Silva Junior (2008), Bola (2020), Oliveira (1998), Almeida (1995), Muszkat (2018), Nolasco (1993), Priore (2013), Brougére (2000), entre outros. No capítulo que realizamos a análise empírica de Rezende, utilizamos conceitos de autores já vistos nos capítulos anteriores, e fizemos uso do conceito de habitus desenvolvido por Bourdieu (2019). Entendemos que youtubers famosos como Rezende tem potencial em reforçar aspectos da heteronormatividade e comportamentos masculinos às crianças e adolescentes que assistem os seus vídeos, pois repetem questões culturais apreendidas desde cedo por estes indivíduos, seja no ambiente familiar, na escola, nos grupos sociais e entre seus amigos. No que diz respeito especialmente a Rezende, os traços do habitus masculino que se intensificam são aspectos que denominamos em três categorias, que são “Ostentação”, referente às questões relativas ao poder pelo dinheiro, quando mostra a compra de itens de luxo, como carros, imóveis e outros itens; “Competitividade”, onde analisamos a atitude que envolve competitividade, resistência, coragem, dominação; e “Virilidade”, sobre a aparição de mulheres em grande parte dos seus vídeos, assim como a música funk e outros elementos que remetam às questões da sexualidade como afirmação de uma masculinidade. São fatores que corroboram como normalizadores de estereótipos das masculinidades.

Palavras-chave

Comunicação. YouTube. Influenciadores digitais. Masculinidades. Heteronormatividade.


TEXTO COMPLETO



←Voltar ao inicio