TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE Educação da UFSM
Estágio curricular supervisionado em filosofia e suas dobras: uma genealogia da formação filosófica na UFSM
2020
Autor
Jessica Erd Ribas
Orientador
Elisete Medianeira Tomazetti
Nível Acadêmico
mestrado: Mestrado
Resumo
A presente dissertação de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) integra a Linha de Pesquisa 2 deste programa, a saber, Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces. Seu objetivo foi realizar análise de discurso, considerando a perspectiva teórico-metodológica de Michel Foucault, de Projetos e Relatórios de Estágio produzidos por estagiárias e estagiários nas disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado I e II (ECS I e II), do Curso de Licenciatura em Filosofia da UFSM, entre os anos de 2007 a 2016. Buscamos compreender e problematizar discursos que concorreram, na ordem de uma tradição formativa, para os processos de subjetivação de professoras-estagiárias e professores-estagiários, conduzindo-as a práticas de aprender e ensinar filosofia. Como questão de pesquisa definimos: “que efeitos as formações discursivas sobre filosofia e ensino produzem nos processos de subjetivação das/dos professoras/es estagiárias/os de filosofia formadas/es pela UFSM?”. Orientamo-nos, no desenvolvimento desta pesquisa, pelos estudos genealógicos foucaultianos, de modo a buscar compreender e identificar as relações de saber-poder que se inscrevem nas formações discursivas sobre filosofia e filosofar presentes nos Projetos e Relatórios de ECS das/dos estagiárias/os. Com isso, chegamos à conclusão de que o Curso de Licenciatura em Filosofia desta universidade, a partir de práticas herdadas do método estrutural francês uspiano, produz professores e professoras que experenciam a filosofia com base na explicação exegética de textos clássicos e na história do pensamento filosófico ocidental. Nossa hipótese é de que esta herança tem provocado interdições à condução de uma formação que se oriente para a produção de professores-filósofos e professoras-filósofas. Isto é, professoras e professores que tenham experiências com o filosofar e com a criação de conceitos. Contudo, mostraremos que essa herança não é hegemônica, existindo brechas e aberturas que são produzidas nas margens e nas dobras dessa tradição formativa.
Palavras-chave
Estágio Curricular Supervisionado em Filosofia. Ensino de Filosofia. Processos de subjetivação. Estagiárias/os de Filosofia. Análise de discurso.
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