Observatório de Gestão e Políticas Públicas do TCE-RS
TRABALHO ACADÊMICO
TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE Educação da UFSM

Educação e catástrofe: repensando a espiritualidade a partir de Viktor Frankl


2017


Autor


Orientador


Nível Acadêmico

doutorado: Doutorado


Resumo

A tese procura analisar o tema da espiritualidade diante de eventos catastróficos, investigando como a educação pode contribuir para a reconstrução das mazelas provocadas por tais episódios. Na formação docente, é importante levar em conta a consolidação da normatividade e a expressividade do sentido como meio de compreender como os traumas e catástrofes tomaram-se parte do cotidiano. Eles vêm ocupar um lugar vazio de sentido, pois as pessoas só se sensibilizam diante de imagens chocantes. A discussão gira em torno do pensamento de Viktor Frankl, especialmente a partir de algumas das suas principais obras, entre as quais pode-se citar “A Presença Ignorada de Deus”, “Em Busca de Sentido”, “Um Sentido para a Vida”, “O Sofrimento de uma Vida sem Sentido”, “A Vontade de Sentido”, entre outras, prevendo a contribuição da espiritualidade para a discussão do tema na perspectiva hermenêutica. O dilema situa-se em uma educação que permanece na reprodução de modelos ou uma educação que desperta os educandos para visualizar novos horizontes, permitindo que novos saberes aconteçam nos ambientes escolares, entre eles a espiritualidade que auxilia em “saber expressar” e “saber prevenir” ou saber priorizar o sentido do humano em todas as ações. Nesse caso, a educação pode colaborar na discussão sobre a relação da espiritualidade com as catástrofes, oportunizando a compreensão da realidade espiritual através da hermenêutica e, assim, as possibilidades de tratamento do tema de forma a não separar os sujeitos dos acontecimentos que os condicionam a agir daquela forma. Nessa perspectiva, a educação tem seu potencial humanizador reforçado ao tecer entrecruzamentos entre a educação e a Logoterapia, discutindo o tema numa dimensão emancipadora. Assim, a espiritualidade na educação tem como pretensão dissipar o frio existencial e fazer derreter o inverno gélido do coração do homem contemporâneo nas suas relações pessoais e comunitárias. A espiritualidade amplia a discussão, buscando um debate mais acadêmico, que seja responsável pela formação integral do ser humano. Por muito tempo, a educação esteve marcada pelo estigma da instrumentalização; não obstante, a pesquisa analisa como o Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria visa uma formação voltada à humanização e às questões relativas a espiritualidade. O Ensino Religioso torna-se uma alternativa para entender os problemas oriundos do paradigma moderno; dessa forma, pode-se lançar algumas considerações a respeito da disciplina na tentativa de dar um caráter mais formativo à educação.

Palavras-chave

Catástrofes. Espiritualidade. Educação. Logoterapia. Ensino Religioso.


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