TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE Educação da UFSM
Ecos do interior da região sul: mais de 70 anos de dedicação à música com o educador Anildo Diettrich
2019
Autor
Alessandra Diettrich
Orientador
Ana Lucia De Marques e Louro Hettwer
Nível Acadêmico
mestrado: Mestrado
Resumo
A presente dissertação, vinculada à linha de pesquisa Educação e Artes - LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação, e ao grupo de pesquisa NarraMus, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo central investigar de que modo um educador como Anildo Diettrich, sem formação acadêmica, desenvolveu um processo de ensino-aprendizagem de música que se mantém há mais de 70 anos. Ademais, busca-se identificar quais as estratégias metodológicas e práticas musicais utilizadas pelo regente em suas atividades educativas não formais, desenvolvidas com alunos de diferentes faixas etárias e classes sociais. Ao mesmo tempo, também se reflete acerca de sua trajetória de formação e as implicações de seu trabalho nos contextos em que atuou. De abordagem qualitativa, esta investigação tem como embasamento teórico pesquisas e estudos que se referem acerca de História de Vida, narrativas, memória e experiência. Para a produção de dados foi realizado entrevistas, conversas, registros documentais e fotográficos com vistas a compreender os objetivos propostos. A metodologia adotada por Anildo Diettrich e suas atividades educacionais estão entrelaçadas com a sua própria maneira de viver. Princípios éticos, religiosos, valores familiares, associados a traços de metodologias da primeira fase de educadores musicais, são mesclados por Anildo Diettrich com o objetivo de construir conhecimentos musicais, pois, sua concepção pedagógica é de que a música é possível a todos. E nesse pensamento, Anildo adapta maneiras de construir o conhecimento, sem perder de vista os traços de Hausmusik (música em casa) presentes em sua pedagogia. Percebe-se, por intermédio da prática musical de Anildo, que nenhuma metodologia é finita ou superior a outra, existindo a possibilidade de se completarem e se modificarem quando em harmonia com as capacidades e a possibilidades de os alunos ultrapassarem seus próprios limites. Anildo Diettrich esteve por um longo período incluído em uma sociedade que tinha, especialmente nos corais, nas bandas, nos grupos musicais e artísticos, um modo de expandir os relacionamentos, facilitando, assim, um grande elo cultural e social com a família e seus modos de vida. Enquanto no passado de Anildo a música era um hábito, de certa forma formativo, hoje ela é tratada apenas como entretenimento. A participação na música era amadora, a maior preocupação era com o coletivo e o social. Atualmente, os músicos se profissionalizam e o estudo da música vem se tornando cada vez mais individualizado. As influências do educador Anildo Diettrich refletem em minha prática pedagógica, algumas semelhantes, outras totalmente diferentes, fazendo-me pensar e repensar, construindo novas significações e aprendizagens.
Palavras-chave
História de Vida. Memória. Trajetória musical. Experiência docente.
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