TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE Educação da UFSM
Desafios e possibilidades para a implementação do novo ensino médio em escolas públicas da região de Santa Maria/RS
2021
Autor
Liane Nair Much
Orientador
Eduardo Adolfo Terrazzan
Nível Acadêmico
doutorado: Doutorado
Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido a partir de estudos e reflexões realizados no âmbito do Grupo de Estudos, Pesquisa e Intervenções, Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores (INOVAEDUC). Ele surgiu de inquietações referentes à necessidade de implementação do Novo Ensino Médio (NEM), atendendo às atuais normativas e orientações legais sobre o assunto. Assim, estabeleceu-se por objetivo “compreender os movimentos realizados por Escolas Públicas no processo de implementação do Novo Ensino Médio”. Entendemos que este trabalho se mostra relevante na medida em que, mediante a elaboração de uma compreensão sobre esses movimentos realizados, poderemos contribuir com o estabelecimento de elementos e parâmetros que possam servir para uma participação efetiva dessas escolas, mas que seja realizada de modo crítico, no processo de implementação do NEM. Para alcançar o objetivo, coletamos/construímos informações por meio das contribuições decorrentes das interações com 23 professores e 8 coordenadores pedagógicos de 05 escolaspiloto pertencentes à 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) da Rede Escolar Pública Estadual (REPE) do RS. Utilizamos os seguintes instrumentos para coleta/construção de informações: 1) entrevistas com professores e com coordenadores pedagógicos de escolaspiloto; 2) observações de reuniões promovidas pela 8ª CRE com equipes diretivas e pedagógicas de escolas-piloto; 3) questionário online para professores dessas escolas. As informações foram organizadas e tratadas a partir de aportes metodológicos baseados na Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). Esta metodologia segue a linha epistemológica do “Interacionismo Simbólico”. Ela possibilita a construção de teorizações, a partir de análise e interpretação das informações coletadas/construídas por meio da consideração de relações que se estabelecem entre os sujeitos em seu cotidiano, bem como entre os sujeitos e o próprio cotidiano. O estudo possibilitou relacionar os movimentos realizados pelas escolas-piloto a 03 categorias de fatores: (1) Tempo: a) pouco tempo para estudos e apropriação das proposições contidas nas normativas legais; b) solicitações feitas pela SEDUC/RS com prazos reduzidos para seu atendimento; c) reduzido tempo para aplicação de questionário objetivo, recebido pronto da SEDUC/RS, aos alunos e à comunidade escolar, para mapear interesses formativos; d) dificuldade de realização de encontros coletivos para estudos e construção de Propostas de Flexibilização Curricular (PFC); (2) Recursos Financeiros: a) contingenciamento de recursos financeiros destinados à aquisição de materiais para o desenvolvimento de PFC planejados nas escolas; b) falta de recursos financeiros para contratar profissionais para realização de formação com os professores das escolas; (3) Condições efetivas de trabalho: a) aumento de carga de trabalho para professores e coordenadores pedagógicos, os quais precisam, além de atender demandas usuais/típicas do ano letivo em curso, se apropriar das proposições do NEM, bem como planejar e desenvolver ações solicitadas pela SEDUC/RS; b) manutenção da situação já naturalizada do exercício da “profissão docente” na REPE/RS em que professores são obrigados a trabalhar em duas ou mais escolas para completar a carga horária de contratação; c) professores contratados em 2020 foram designados a trabalhar em escolas-piloto e a assumir novos componentes curriculares constituintes dos Percursos Formativos sem conhecer previamente as proposições do NEM; d) não observação do perfil do professor para trabalhar com os novos componentes curriculares da parte diversificada da matriz curricular.
Palavras-chave
Novo Ensino Médio; Reforma Curricular; Inovação Curricular; Teoria Fundamentada em Dados; Gestão Escolar.
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