TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE Urbanismo da UFRGS
As repercussões da construção da segunda ponte do Rio Guaíba para a infraestrutura rodoviária na região metropolitana de Porto Alegre
2020
Autor
Luis Fabiano Ribeiro Gomes
Orientador
Aldomar A. Rückert
Nível Acadêmico
mestrado: Mestrado
Resumo
As ações propostas pelo Estado brasileiro imprimem consideráveis modificações no território e nas populações assistidas. Nesse sentido o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, do governo federal brasileiro, somado aos empreendimentos planejados e executados pelos entes federados que integram o país (estados e municípios), isoladamente ou em parceria com o setor privado, se implementados como projetado ao longo dos próximos dez anos, deverá consolidar e promover mudanças substantivas na forma de ocupação do espaço territorial brasileiro. As grandes obras, como a segunda ponte do Guaíba, que integram ambas as estratégias de desenvolvimento, são, em verdade, formas de produção vinculadas a um sistema econômico caracterizado pela produção e reprodução ampliada de capital. Há a articulação dos atores territoriais na busca da implementação de uma nova demanda para a Região Metropolitana de Porto Alegre, visando atender um problema de mobilidade para as cidades limítrofes à capital estadual, em função de uma ponte que tem seu vão móvel içado diariamente, acarretando sérias complicações para a fluidez e a resolução de serviços básicos na realidade de uma metrópole brasileira.
Palavras-chave
Segunda Ponte do Guaíba, Políticas públicas, Integração da Infraestrutura, Rodovias, Atores territoriais, Usos do território, Programa de Aceleração do Crescimento, Geografia Política.
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