Observatório de Gestão e Políticas Públicas do TCE-RS
TRABALHO ACADÊMICO
TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE Educação da UFSM

Aprendizagem docente no ensino superior: processos formativos de professores e estudantes nas licenciaturas da área de Ciências Biológicas, Exatas e da Terra


2017


Autor


Orientador


Nível Acadêmico

doutorado: Doutorado


Resumo

Este estudo insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e está vinculado a uma pesquisa maior intitulada “Aprendizagem da Docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior (2012 a 2016)”, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas: Educação Básica e Superior (GPFOPE). Nesta investigação, buscamos compreender os processos formativos e a sua implicação na aprendizagem docente de formadores e de estudantes das licenciaturas da área de Ciências biológicas, exatas e da terra de uma Instituição de Ensino Superior Pública. Como objetivos específicos elencamos: conhecer a trajetória formativa de formadores e de estudantes dos cursos de licenciatura da área de Ciências biológicas, exatas e da terra; reconhecer as concepções de docência dos formadores e dos estudantes dos cursos de licenciatura destacados e identificar as implicações dos processos formativos na aprendizagem docente dos formadores e dos estudantes dos cursos de licenciatura da área de Ciências biológicas, exatas e da terra. Para tanto, a abordagem metodológica utilizada foi de natureza qualitativa e desenvolveu-se a partir da perspectiva sociocultural de cunho narrativo com base nos estudos de Bolzan (2001 a 2016), fundamentados na teoria histórico-cultural de Vygotski (1995, 2007), da enunciação em Bakhtin (1992, 2010) e nos estudos narrativos de Clandinin e Connelly (1995) e Freitas (1998, 2010). Inicialmente, os dados foram coletados com um questionário, para mapear e conhecer os formadores que atuam nestes cursos e definir a escolha desses sujeitos. Após, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com vinte professores formadores e vinte e quatro estudantes de diferentes etapas dos cursos de licenciatura destacados. Construímos a dinâmica analítica da nossa investigação assentada nos estudos do projeto guarda-chuva, tomando como categoria central a aprendizagem docente e a dimensão arquitetura formativa, amplificando em mais duas dimensões: trajetória formativa e concepção de docência e um elemento transversal que perpassa toda a pesquisa, os processos formativos. A pesquisa realizada permitiu-nos compreender que a aprendizagem docente é influenciada pelas vivências e marcas produzidas pela trajetória pessoal e profissional de cada sujeito; as ações auto e interformativas são mobilizadas pelas exigências e necessidades do trabalho pedagógico, estabelecendo o estudo, a busca pelo aprofundamento intelectual para produzir reflexões e atribuir sentidos à construção da docência. Destacamos que a aprendizagem docente depende das concepções que cada sujeito tem sobre a docência e estas vão sendo reconstruídas, outras refutadas e, consequentemente, se intensificam no decorrer dos percursos formativos vivenciados na licenciatura. Evidenciamos também a necessidade indispensável de revisão dos currículos dos cursos de licenciatura investigados, para superar uma formação conteudista, direcionada à pesquisa, estabelecendo-se uma cultura de colaboração nas licenciaturas. Portanto, as reflexões sobre o conjunto das narrativas deste estudo permitem compreendermos que os estudantes e os formadores produzem sentido sobre a docência, quando reconhecem os processos formativos pelos quais vivenciaram, subjetivando suas experiências no contexto da profissão, nas relações interpessoais, nas ações formativas e se reconhecendo em permanente aprendizagem.

Palavras-chave

Trajetória Formativa. Arquitetura Formativa. Formadores de professores. Concepção de Docência. Ensino Superior.


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