Observatório de Gestão e Políticas Públicas do TCE-RS
TRABALHO ACADÊMICO
TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE Educação da UFSM

Aprendizagem docente do professor orientador no estágio curricular supervisionado em cursos de licenciatura


2017


Autor


Orientador


Nível Acadêmico

doutorado: Doutorado


Resumo

Esta tese insere-se na linha de pesquisa de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e apresenta como temática de pesquisa a aprendizagem do ser professor orientador no estágio curricular supervisionado em cursos de licenciaturas pertencentes a uma instituição comunitária de ensino superior. Propõe como objetivo geral: compreender como ocorre a aprendizagem docente do professor orientador no contexto do estágio curricular supervisionado nas licenciaturas. Visa, assim, conhecer os sentidos produzidos na trajetória formativa, pessoal e profissional do professor orientador; reconhecer os sentidos produzidos na dinâmica do trabalho pedagógico e identificar os movimentos da aprendizagem docente. A concepção qualitativa de pesquisa delineia o desenho teórico-metodológico deste estudo, o qual se desenvolveu na abordagem narrativa sociocultural. As narrativas de 14 professores orientadores, sujeitos colaboradores, constituíram os elementos da análise. Os sujeitos colaboradores atuam em 13 cursos de licenciatura de uma instituição comunitária de ensino superior. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa a análise documental e a entrevista narrativa semiestruturada. Os estudos de Vygotski (1993a, 1993b, 1994, 1995); Bakhtin (2010, 2011, 2012a, 2012b); Freitas (2007, 2013); Bolzan (2001, 2006a, 2006b, 2009a, 2016); Ludke e Andre (2013); Bogdan e Bilken (1994); Connelly e Clandinin (1995) configuram os subsídios teóricos que fundamentam a metodologia desta pesquisa. Vygotski (1993a, 1993b, 1994, 1995); Bakhtin (2010, 2011, 2012a, 2012b); Leontiev (1978, 1984, 2014); Bolzan (2001, 2006a, 2006b, 2007, 2009a, 2009b, 2016); Bolzan e Isaia (2010); Isaia (2006); Isaia e Bolzan (2007a, 2007b, 2009a, 2009b, 2009c); Alarcão (2013); Nóvoa (2000); Tardif (2011); Tardif e Lessard (2013); Huberman (2000); Vaillant e Marcelo (2012); Marcelo (1999); Zabalza (2004, 2014); Pimenta (2004); Lima (2012); Daniels (2011); Wertsch (1993); Amorim (2004, 2009); Brait (2005, 2014); Sobral (2010a, 2010b) e Ponzio ( 2012a, 2012b) auxiliam na compreensão da urdidura da aprendizagem docente ao discutirem aprendizagem e desenvolvimento, atividade e aprendizagem, excedente de visão, alteridade, dialogia, processos e trajetória formativas, trabalho pedagógico docente, conhecimento pedagógico. Na interpretação das narrativas, explicita-se a existência de uma categoria central: aprendizagem docente, a qual é constituída por duas dimensões: a trajetória formativa e o trabalho pedagógico. Essas dimensões são estruturadas por elementos categoriais, que se configuram pelos sentidos denotados a essas duas dimensões. Tal estrutura é dinamizada pelos movimentos de aprendizagem docente: alteridade, dialogia e conhecimento pedagógico compartilhado. O estudo desses aspectos permite defender que o conjunto dos sentidos tecidos pelos movimentos da aprendizagem docente evidencia aspectos teóricos e metodológicos que possibilitam o desenvolvimento de estratégias as quais produzem tanto a organização de processos formativos quanto a mobilização da atividade de pesquisa como forma de refletir sobre a própria prática pedagógica, produzir conhecimento, mas, fundamentalmente, qualificar a docência universitária.

Palavras-chave

Aprendizagem docente. Professor orientador. Trajetória formativa. Trabalho pedagógico docente. Estágio Curricular Supervisionado


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