Observatório de Gestão e Políticas Públicas do TCE-RS
TRABALHO ACADÊMICO
TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE Educação da UFSM

Aprendizagem da docência: a constituição do ser professor de/com bebês e crianças pequenas frente a educação remota emergencial


2021


Autor


Orientador


Nível Acadêmico

mestrado: Mestrado


Resumo

A construção deste trabalho pautou-se na temática sobre a aprendizagem da docência, tendo como movimento tensionador o contexto da educação de/com bebês e criança pequenas, especialmente em um cenário histórico marcado pela vivência de uma pandemia. O estudo desenvolvido insere-se na Linha de Pesquisa (LP 1) – Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional – do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) no curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa apresenta como temática a aprendizagem da docência no contexto de Educação Infantil, considerando a educação de/com bebês e crianças pequenas frente ao contexto emergencial pandêmico. O(a) professor(a), quando inserido em um espaço de vida coletivo, de bebês e crianças pequenas, tem o desafio de aprender quem são e como aprendem esses seres linguageiros, e diante de uma pandemia, este desafio se torna ainda maior. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo compreender a repercussão dos processos formativos que constituem a docência na educação de/com bebês e crianças pequenas a partir da educação remota emergencial. E, como objetivos específicos, buscamos identificar as concepções sobre a aprendizagem docente com bebês e crianças pequenas, reconhecer os desafios da prática docente, tendo como premissa as especificidades dos bebês e crianças pequenas; identificar os contextos emergentes na educação com bebês e crianças pequenas e, reconhecer os desafios e aprendizagens que a educação remota, em contexto de pandemia mundial, trouxe aos professores que trabalham com esse público de crianças. Para sustentar nossa investigação, a metodologia proposta está assentada na pesquisa qualitativa narrativa de abordagem sociocultural, alicerçada nos estudos de Bolzan (2002, 2019), Gatti (2006), Bauer e Gaskell (2002), Clandinin e Connelly (2015), Bakhtin (2010), dentre outros. A escolha por esta metodologia emerge da compreensão de que vivemos em um meio social, histórico e cultural que influencia diretamente nos modos de ser, pensar, agir e falar dos sujeitos. Nesta direção, a pesquisa foi realizada em duas etapas de investigação. Na primeira, desenvolvemos um estudo exploratório com as professoras da Rede Municipal de Educação Infantil do Município de Santa Maria. A partir desse estudo, buscamos conhecer suas vivências, seus desafios e aprendizagens na docência de/com bebês e crianças pequenas. A segunda etapa contou com a realização das Rodas de Conversas, baseadas em eixos - tópicos guia, os quais emergiram da interpretação dos achados do estudo exploratório. No entanto, a partir das narrativas docentes, compreendemos como a aprendizagem da docência foi sendo constituída durante a educação remota emergencial. Os(as) professores(as) foram aprendendo a docência a partir das suas vivências cotidianas, por meio da busca pela formação continuada e no dia a dia do desenvolvimento de seu trabalho pedagógico. Atrelado a isso, os processos formativos foram a forma que as professoras encontraram para enfrentar os desafios dessa docência, que foi permeada pelos contextos emergentes. Assim, aconteceu a aprendizagem da docência das professoras que atuam nos contextos de educação de bebês e crianças pequenas.

Palavras-chave

Educação Infantil. Aprendizagem da Docência. Educação Remota Emergencial. Processos Formativos.


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