TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE Educação da UFSM
Aprender a aprender: aspectos mobilizados na aprendizagem de alunos de ensino médio
2019
Autor
Kauana Martins Bonfada
Orientador
Eduardo Adolfo Terrazzan
Nível Acadêmico
mestrado: Mestrado
Resumo
Os alunos precisam assumir um papel de protagonistas em seus estudos, valorizando o conhecimento a ser construído e aprendendo a estudar. As estratégias de aprendizagem são sequências de procedimentos que têm o intuito de facilitar/auxiliar o aluno na construção, no armazenamento e na utilização de conhecimentos. Por isso, o uso delas pode ser visto como uma necessidade para que os alunos consigam desenvolver o trabalho de aprender de modo organizado. Um dos fatores que contribuíram para a definição do foco desta pesquisa ‘estratégias de aprendizagem utilizadas por alunos de Ensino Médio’ foi a constatação de que há um número reduzido de produções acadêmicas nacionais sobre o assunto. Além disso, também colaboraram para essa definição as angústias pessoais da autora em relação ao processo de Ensino/Aprendizagem (E/A). Definido o foco, e em consonância com ele, foi proposto o objetivo de “estabelecer possíveis relações entre estratégias de aprendizagem utilizadas por alunos de Ensino Médio e aspectos motivacionais envolvidos no processo de ensino/aprendizagem escolar”. Para orientar a coleta/construção de informações desta pesquisa, estabelecemos como questão central para ser respondida: Que aspectos principais caracterizam as estratégias de aprendizagem que costumam ser utilizadas por alunos de Ensino Médio?. Para o processo de coleta/construção de informações, utilizamos como fontes “Alunos de Ensino Médio” e como instrumentos questionários e entrevistas em grupo. Como recorte para o desenvolvimento da pesquisa, escolhemos as 4 escolas da cidade de Santa Maria/RS que ofertam apenas a etapa escolar “Ensino Médio”. O questionário foi estruturado em 91 questões de 3 tipos: múltipla escolha, escalonada (escala do tipo Likert) e dissertativa. O roteiro da entrevista em grupo continha 24 questões. Realizamos a validação semântica desses instrumentos mediante utilização de 2 grupos de juízes e de forma a complementar calculamos o índice de validade do conteúdo de cada um. Ao final, recolhemos 320 questionários e realizamos 4 entrevistas em grupo. Para organização, tratamento e análise das informações coletadas, utilizamos os aportes metodológicos da chamada Teoria Fundamentada (Grounded Theory), cuja ideia básica é a teorização enraizada nas informações. A partir das análises realizadas, pudemos constatar que: (1) Os alunos consideram como aspectos influenciadores positivos para os seus processos de aprendizagem: reflexão/articulação em grupo, curiosidade em relação aos conteúdos, participação ativa nas atividades propostas em aulas, preparação para avaliações; (2) Os alunos consideram como aspectos dificultadores da aprendizagem: forma de apresentação do conteúdo por parte do professor, estado/equilíbrio emocional do aluno, tempo de dedicação do aluno para a realização de trabalho remunerado; (3) Os alunos consideram que os aspectos motivacionais como sentimentos de culpa, de ansiedade, de preocupação, de angústia e de desconforto interferem negativamente nos seus processos de aprendizagem; (4) Os alunos identificaram as seguintes estratégias utilizadas por eles nos seus processos de aprendizagem: sublinhado/marcação, leituras silenciosa e em voz alta, resumo, anotações/registros, esquemas, repetição mental e elaboração de perguntas/questionamentos. (4) Os alunos identificaram os seguintes recursos didáticos utilizados por professores como favorecedores da aprendizagem: experimentos, vídeos, textos, analogias, exposição do professor, jogos. Por fim, conseguimos estabelecer as seguintes relações entre estratégias de aprendizagens e aspectos motivacionais: (1) diminuir a sensação de culpa; (2) constatar a própria competência; (3) despertar o interesse e a curiosidade em relação aos conteúdos; (4) superar as dificuldades de aprendizagem; (5) aprender a estudar de forma eficiente. Assim, os esses resultados indicam confirmam que o uso de estratégias é benéfico para o desenvolvimento de habilidades e competências que o aluno precisa ter para construção da aprendizagem.
Palavras-chave
Estratégias de Aprendizagem; Processo de Ensino/Aprendizagem; Alunos; Ensino Médio.
TEXTO COMPLETO
←Voltar ao inicio