TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE Educação da UFSM
A violência do rosto e a ética da responsabilidade na formação docente: um estudo a partir de Emmanuel Levinas
2019
Autor
Aline Cacapava Hernandes Grzibowski
Orientador
Amarildo Luiz Trevisan
Nível Acadêmico
mestrado: Mestrado
Resumo
A presente dissertação pretende expor algumas influências e contribuições do campo da Filosofia da Educação para com a formação docente no Brasil, objetivando uma reflexão ética e sensível sobre os saberes docentes, bem como seu campo de formação em sentido amplo. A teoria a ser utilizada como pano de fundo para a construção desta pesquisa será a do filósofo Emmanuel Levinas, que reflete temas como o da Violência do Rosto, da Ética da Responsabilidade/Alteridade. Para o pensamento levinasiano, o outro não pode ser constituído pelo sujeito (ego), mas o outro ou outrem vem a mim e permanece sendo diferente. Sendo assim, como entender que apesar da existência de sua alteridade inesgotável sou responsável por ele? Levinas não foi o único autor a trabalhar a Alteridade, entretanto, a pensou de forma ímpar, a ponto de torná-la a filosofia primeira que traz sentido a sua obra. Nos propõe pensar a partir da ética voltada ao outro. Assim, a reflexão a ser desenvolvida neste estudo surge em torno da construção de uma sensibilidade por parte dos professores em relação ao sinais dados através do rosto(os) seus alunos objetivando-se assim, abrir uma proposição que contribua para com uma formação docente mais humana e sensível, aberta ao diálogo e preparada para lidar com os possíveis conflitos oriundos das práticas pedagógicas. Desta forma, necessário que o corpo docente esteja preparado amplamente (desde sua formação) para lidar com estes sinais e assim prevenir que possíveis situações de violências (em especial a violência do rosto), ocorram (ou continuem ocorrendo) no âmbito intra e extraescolar. É importante que o conjunto dos saberes profissionais mobilizados e utilizados pelos professores em todas as suas tarefas sejam estudados e levados em conta, visando portanto, auxiliar na mudança deste cenário de crise que persiste há vários anos. Para tanto, é necessário o desenvolvimento de uma formação profissional que valorize paradigmas do ensino e que provoque os professores a serem críticos e reflexivos contribuindo para a melhora efetiva do sistema educacional, bem como das políticas educativas atuais
Palavras-chave
Ética, Alteridade, Sensibilidade, Violência, Educação, Paradigmas.
TEXTO COMPLETO
←Voltar ao inicio