Observatório de Gestão e Políticas Públicas do TCE-RS
TRABALHO ACADÊMICO
TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE Desenvolvimento da UFRGS

A policy image do turismo no Brasil


2022


Autor


Orientador


Nível Acadêmico

doutorado: Doutorado


Resumo

O objetivo desta tese foi o rastreamento das mudanças da policy image do turismo no Brasil ao longo dos anos. Uma vez que a policy image se caracteriza por um conjunto de interações de crenças e valores acerca de uma determinada política pública, ou de um conjunto de políticas públicas, buscou-se investigar a trajetória política do setor turístico no país. Partindo do pressuposto de que o turismo é resultado de um processo que envolve construções sociais, e que em diferentes contextos históricos, diferentes perspectivas governamentais influenciaram o setor, questões norteadoras guiaram este estudo: Qual o papel político do turismo no Brasil? Como este papel foi construído e quais elementos foram utilizados nessa construção? Quem o construiu? A Análise Crítica do Discurso foi utilizada como aporte teórico-metodológico para responder a essa problematização, buscando a compreensão das relações de poder, formas de agir, pensar e sentir, presentes no discurso político que compôs a imagem da política de turismo no Brasil. Utilizando o método de rastreamento de processos, a tese aqui defendida foi a das mudanças processuais da policy image do turismo no Brasil como forma de instrumentalização do turismo como ferramenta política, tomando a agenda presidencial e o eixo central de ações governamentais como elementos indissociáveis da implementação de políticas públicas setoriais, e tendo como norte um aporte teórico que combinou os estudos do Turismo, da Administração Pública, da Sociologia e das Políticas Públicas. Foram analisados planos de governo, materiais promocionais de campanha presidencial, discursos presidenciais, planos nacionais de turismo, programas, políticas, decretos, projetos de lei, leis, orientações, diretrizes, regulamentos e relatórios técnicos. A análise desses materiais permitiu a identificação de elementos que compuseram discursos e imagens sobre a política de turismo no Brasil através do tempo. Identificou-se que ainda que determinados períodos, elementos e temáticas se sobressaíssem frente a outros, o quadro geral da pesquisa realizada demonstrou que é costumeiro que governos utilizem o turismo como instrumento de promoção política e, assim, como vetor de uma imagem positiva. Foram, assim, identificadas diversas policy images do turismo no Brasil, e não apenas uma policy image.

Palavras-chave

Políticas públicas. Turismo. Policy image. Governo.


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