Observatório de Gestão e Políticas Públicas do TCE-RS
TRABALHO ACADÊMICO
TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE Educação da UFSM

A organização do ensino como desencadeadora da atividade de iniciação à docência: um estudo no âmbito do PIBID – interdisciplinar educação matemática


2017


Autor


Orientador


Nível Acadêmico

doutorado: Doutorado


Resumo

Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional e seu foco volta-se à formação de futuras professoras dos cursos de Educação Especial, Pedagogia e Matemática que participaram, no ano de 2015, do Programa Institucional de Bolsas à Iniciação a Docência – Interdisciplinar: Educação Matemática – PIBID InterdEM da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, ao aprenderem a organizar o ensino de matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino – AOE (MOURA, 1996, 2001). Nesse contexto, o principal objetivo desta tese consistiu em investigar o processo de significação da atividade de iniciação a docência no contexto do subprojeto PIBID/InterdEM. Pautamonos na Teoria Histórico-Cultural – THC e na Teoria da Atividade, em especial em autores como: Vigotski (2007, 2009) o qual afirma que o homem se apropria da cultura por meio da interação com outros sujeitos, visto que a aprendizagem é condição necessária para o desenvolvimento do ser humano; Leontiev (1978, 1983) quando aponta que os seres humanos são movidos por necessidades, que são satisfeitas por atividades, que levam ao desenvolvimento das suas funções psicológicas superiores; e Davídov (1987, 1988) o qual coloca que a atividade é a prática histórico-social do gênero humano, voltada ao trabalho, transformadora das pessoas e nela é revelada a universalidade do humano. Estes autores conduzem-nos à compreensão de que o ser humano aprende em interação com outros indivíduos e de que, através de atividades para satisfazer a necessidades, se apropriam da cultura e se desenvolvem. Os dados foram produzidos a partir de gravações em áudio e vídeo durante acompanhamento dos momentos da organização do ensino e, também, dos registros feitos pelas acadêmicas, durante o ano letivo de 2015. Para a análise dos dados, usamos, como aporte metodológico, os episódios de Moura (2004), organizando-os em Unidades de Análise (VIGOTSKI, 2009), entendendo que a unidade constitui-se como uma parte da investigação, que representa a totalidade e que não perde as especificidades do objeto investigado. Ao analisarmos os dados, elencamos três unidades de análise, são elas: a) aprender um modo de ação geral de planejar; b) aprender um modo de ação geral para ensinar; c) aprender um modo de ação geral de avaliar. A partir dos dados produzidos no contexto de organização do ensino no PIBID/InterdEM, concluímos que as futuras professoras estão em atividade de iniciação à docência, quando sentem a necessidade de aprender a organizar o ensino com o intuito de promover a aprendizagem dos alunos. Com isso, ao se apropriarem dos modos de ação gerais para organizar o ensino, por meio das ações de planejar, ensinar e avaliar, as acadêmicas atribuem significado à atividade de iniciação à docência.

Palavras-chave

Formação inicial de professores que ensinam matemática. Atividade Orientadora de Ensino. Iniciação à docência. Educação Matemática. Ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais


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