TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE Educação e Cultura da UPF
A influência de um Active Learning Space na capacidade de resolução de problemas complexos
2019
Autor
Cristiano Garcia
Orientador
Adriano Canabarro Teixeira
Nível Acadêmico
mestrado: Mestrado
Resumo
A Resolução de Problemas é uma competência fundamental a ser desenvolvida e apropriada pelos indivíduos e deve ser considerada seriamente na formação de crianças e jovens. Estudos nacionais, como o do Affero Lab (2016), e relatórios internacionais de alto impacto social, como o do The World Economic Forum (2016), apontam para novas competências do domínio cognitivo necessárias aos profissionais deste século, sendo a Resolução de Problemas Complexos a mais destacada. A fim de compreender de que forma os espaços de aprendizagem podem influenciar o desenvolvimento desta competência tão relevante para os alunos no século XXI, buscou-se explorar o potencial dos Active Learning Spaces como espaços mobilizadores de competências cognitivas ligadas à resolução de problemas complexos. A partir de uma pesquisa bibliográfica e procedimentos metodológicos qualitativos, a pesquisa realizada foi a exploratória e com abordagem em pesquisa-ação. Os instrumentos de produção de dados foram observações, questionário e entrevista. As atividades foram baseadas em Design Thinking com um grupo de alunos do Centro de Ensino Médio Integrado da Universidade de Passo Fundo. Os resultados desta pesquisa indicam que ambientes disruptivos de aprendizagem são elementos importantes para a Educação e quando aliados ao uso de tecnologias digitais, a abordagens metodológicas e a atividades por experimentação, potencializam estímulos e contribuem para uma aprendizagem mais significativa e reflexiva para os alunos.
Palavras-chave
Aprendizagem ativa; Inovações disruptivas; Solução de problemas; Estudantes.
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