Observatório de Gestão e Políticas Públicas do TCE-RS
TRABALHO ACADÊMICO
TRABALHOS ACADÊMICOS SOBRE Educação da UFSM

A Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio: implicações para o ensino da Filosofia


2021


Autor


Orientador


Nível Acadêmico

mestrado: Mestrado


Resumo

Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Curso de Mestrado em Educação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, e integra a Linha de Pesquisa 2 deste programa: Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces. Tem como tema o Ensino da Filosofia no contexto da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC/EM). Seu objetivo foi compreender as implicações da BNCC/EM sobre o Ensino da Filosofia. O corpus de análise da pesquisa foi constituído por um recorte operado sobre quatro documentos: a BNCC (2018) e as três versões que constituíram seu processo de construção. Destacamos as seguintes partes dos respectivos documentos para a analítica da pesquisa: apresentação geral; apresentação da etapa do ensino médio; apresentação da área de Ciências Humanas (e Sociais Aplicadas); e, por fim, a apresentação do componente Filosofia. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter bibliográfico documental, cuja perspectiva teórica-metodológica tem como base o trabalho intelectual de Michel Foucault, o seu modo de pensar e proceder nas pesquisas que resultaram em sua vasta obra. Buscamos em Foucault uma atitude analítica na tentativa de construir respostas, mesmo que provisórias, às questões de pesquisa. Essa atitude pode ser definida pelo conceito de ‘problematização’ – em linhas gerais: trabalho do pensamento sobre si mesmo, entendido como exercício que permite um distanciamento crítico em relação aquilo que adentra o domínio de pensamento para tomá-lo como um problema a ser pensado. Realizamos três grandes movimentos. Primeiro, tecemos algumas problematizações acerca das principais mudanças propostas pela Lei 13.415/2017 e indicamos os possíveis espaços para o Ensino da Filosofia no currículo do ensino médio pós-reforma. Segundo, problematizamos a ideia de um documento de base curricular nacional mapeando os termos sobre os quais se deram os debates para na sequência identificar e problematizar as rupturas e deslocamentos no processo de construção da BNCC e constituição de sua estrutura e conteúdo. Por fim, identificamos e problematizamos as proposições que podem ser tomadas para a construção do Ensino da Filosofia na área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da BNCC (2018). Tal movimento teve como objetivo buscar e/ou criar, desde as normativas, possibilidades para a (re)construção de um espaço para a Filosofia nas matrizes curriculares do ensino médio no pós-BNCC. A partir desse percurso investigativo, concluímos que a organização de uma disciplina escolar, nos termos apresentados por Chervel (1990), pode oferecer as condições concretas para a constituição de um espaço intencionalmente pensado no currículo escolar para que os(as) alunos(as) tenham contato com a Filosofia; um modo de operar criticamente na construção desse espaço a fim de corresponder as finalidades da formação na educação básica

Palavras-chave

Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Ensino da Filosofia. Disciplina escolar. Filosofia.


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