Recentes indicadores educacionais demonstram que a rede pública de educação brasileira passou por um retrocesso no nível de aprendizado dos alunos no período pós pandemia. A partir de dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), estudos indicam uma perda equivalente ao retorno à proficiência brasileira na avaliação de quatro anos atrás (entre 2015 e 2017) em língua portuguesa e de três em matemática (2017) no Ensino Fundamental Anos Finais, considerando o pior dos cenários.
Como agravante, sabe-se que os grupos populacionais mais prejudicados foram os alunos com condições socioeconômicas mais precárias, o que sinaliza um aumento da desigualdade educacional.
Este cenário, impõe um esforço conjunto das esferas governamentais com vistas a promover a recuperação do aprendizado dos estudantes.
Objetivo: aperfeiçoar a gestão educacional dos Municípios Gaúchos com vistas a melhoria dos indicadores de aprendizado e de permanência dos alunos das redes municipais e estadual de Ensino Fundamental.
Objeto: ofertar 6 meses de mentoria de gestão educacional com especialistas em educação de renome nacional, com apoio e supervisão dos auditores do CPP.
Público Alvo: para a participação presencial foram selecionados 15 municípios gaúchos, respeitado o número de corte mínimo de 3000 matrículas na rede municipal de Ensino Fundamental, bem como 6 municípios cujas redes municipais de ensino já receberam auditorias operacionais com vistas à melhoria dos indicadores educacionais. Além destes 21 municípios, o projeto será aberto para participação da rede estadual e de todas as redes municipais de ensino do Rio Grande do Sul, através da transmissão ao vivo das aulas em um ambiente moodle.
Certificação: os gestores que concluírem o programa de mentoria serão receberão certificação validada pela Universidade de São Paulo, através de acordo de cooperação firmado entre o TCE/RS e a Cátedra de Educação Básica – USP.