
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) promoveu hoje (20), no Instituto Sesi, em Porto Alegre, a penúltima atividade presencial do Educa Mais RS neste ano, destacando a experiência educacional de Sobral, no Ceará. Gestores dos municípios mentorados pelo programa participaram de palestras conduzidas por representantes da cidade cearense, reconhecida como referência em educação no Brasil e no mundo.
Sob o tema "Implementação e utilização de mecanismos de avaliação externa e interna (diagnóstica, formativa e avaliativa) do aprendizado dos alunos", as apresentações foram lideradas por Amaury Gomes da Silva, presidente do Conselho Municipal de Educação de Sobral; Maiara Melo Alves, gerente da Educação Integral na Coordenadoria de Desenvolvimento e da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica da Secretaria da Educação do mesmo município; e Analine Maria Martins Parente, doutoranda pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e servidora da rede municipal de Sobral.
Amaury Gomes da Silva expressou a satisfação com o convite do TCE-RS, destacando não apenas a eficácia educacional, mas também a política pública voltada para a formação de professores. “Sobral é reconhecida como a melhor cidade do país no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira, refletindo o compromisso de duas décadas e meia de trabalho na construção de uma política pública educacional de estado”, disse.
Durante as discussões, Maiara Melo Alves ressaltou a amplitude da experiência de Sobral, enfatizando a importância de "pensar grande e compartilhar práticas coletivas para impactar positivamente o Brasil". Ela mencionou o foco na implementação de um modelo semelhante de educação integral para o Rio Grande do Sul, baseado em evidências, monitoramento constante e estabelecimento de metas para garantir o aprendizado de todos os estudantes, começando pela base e pela alfabetização na idade certa.
Analine Parente compartilhou suas perspectivas sobre o evento. "Acredito que este momento será uma troca de experiências profundas, proporcionando reflexões enriquecedoras. Estamos aqui com o 'case' de Sobral, uma referência, para compartilhar o que temos feito e oferecer possibilidades de inovações e melhorias nas práticas educacionais. Será um diálogo apresentando, a partir de nossa experiência social consolidada, um modelo que pode inspirar e impactar positivamente os próximos passos dos municípios gaúchos."
O evento foi transmitido ao vivo pela Escola de Gestão e Controle (ESGC) Francisco Juruna, aberto ao público durante a manhã. Na parte da tarde, os palestrantes dedicaram-se a uma programação exclusiva para discutir questões específicas de cada município supervisionado pelo TCE-RS. O evento continua até terça-feira (21), com os mentorados sendo orientados por membros do Centro de Políticas Públicas (CPP), responsável pelo monitoramento do programa.
Luciana Abdur - Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Claudir Tigre