Recente auditoria concomitante realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) oportunizou a economia de R$ 2.412.000,00 ao Executivo Municipal de Ijuí.
Ao analisar o pregão presencial para a contratação de empresa para prestação dos serviços de transporte e destinação final adequada de Resíduos Sólidos Urbanos (lixo domiciliar), a equipe de auditoria do TCE-RS detectou inconformidades nos critérios de formação de preços. Os técnicos da Secretaria do Meio Ambiente do Município foram comunicados e promoveram o redimensionamento da planilha orçamentária, republicando a licitação.
Com as mudanças, as distâncias de deslocamento foram reduzidas, fazendo com que os custos mensais passassem de R$ 220.710,00 (previsão inicial) para R$ 180.510,00, um abatimento de mais de R$ 40 mil. Como a perspectiva de contratação desses serviços é de cinco anos, o benefício estimado ao Município de Ijuí é de R$ 2.412.000,00.
As auditorias concomitantes são uma forma de fiscalização que permite que o Tribunal de Contas atue ao longo do processo de realização da despesa, evitando o desperdício de recursos públicos, e não somente após a efetivação do gasto, quando seria necessário proceder à devolução dos valores.
Laís de Oliveira – Assessoria de Comunicação Social
ATENÇÃO: O atendimento às demandas dos gestores referentes à pandemia está sendo feito pelo email: covid19@tce.rs.gov.br e pelo telefone (51) 3214.9990.
Audiodescrição: Imagem do prédio do TCE-RS, adornada por figura geométrica na cor azul marinho com detalhes em branco, contendo o logotipo comemorativo aos 85 anos do Tribunal (fim da descrição).
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