“Nosso desejo é que todos os vereadores utilizem os mecanismos de orientação do tribunal de contas para desenvolver um excelente trabalho. Assim como nós auditamos as contas de prefeituras, o vereador também é um fiscal. Em minha gestão, a característica de trabalho é sempre respeitar prefeitos e vereadores”. A afirmação foi feita esta manhã (4) pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, na abertura do Congresso Estadual de Vereadores (Uvergs). Evento realizou-se no auditório do Sindilojas, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Ao lembrar da experiência como vereador, Marco Peixoto afirmou que estará sempre à disposição da Uvergs. Destacou que no mandato anterior como presidente do tribunal criou o Espaço dos Municípios, onde foram feitos mais de 20 mil atendimentos. “Posso afirmar que o TCE-RS mantém a orientação aos fiscalizados como uma de suas principais diretrizes. A prioridade é orientação os administradores públicos antes de aplicar qualquer penalidade”, ressaltou. Enfatizou, ainda, que este ano tem ido ao interior acompanhado de técnicos do tribunal para intensificar as funções de orientação.
Também participaram da solenidade de abertura o presidente da Uvergs, Silomar Garcia Silveira; os deputados Edivilson Brum e Rafael Braga; o secretário da Reconstrução do Estado, Paulinho Salerno; a vice-prefeita eleita de Porto Alegre, Betina Worm, entre outras autoridades.