Gestão municipal de saneamento e crise ambiental é foco de seminário do Tribunal de Contas com a UFRGS
8 de dezembro de 2022 - 12:35
O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Alexandre Postal, participou nesta manhã (8) da abertura do seminário “Saneamento, Crise Ambiental e Gestão Municipal”, promovido pelo TCE-RS, em conjunto com a Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS.  O evento teve público presencial e virtual de servidores públicos, gestores de órgãos fiscalizados pelo TCE-RS, além da comunidade acadêmica.

O presidente Postal destacou que o seminário é mais um produto resultante da parceria firmada pelo TCE-RS com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. “As questões que serão debatidas ao longo do dia dizem respeito a alguns dos desafios mais importantes da gestão pública no Brasil”, afirmou.

Postal acrescentou que o primeiro painel do congresso tratava dos indicadores de avaliação institucional. Para o conselheiro, não há boa gestão sem que se possa medir a qualidade dos serviços prestados. “Todas as instituições modernas precisam contar com indicadores de despenho que sejam, também, consequência de um planejamento democrático”, advertiu. 

De acordo com o presidente do TCE-RS é importante debater políticas públicas do saneamento e de recursos hídricos. “Esses dois temas têm relação direta com uma pauta que é uma das grandes urgências do planeta: o enfrentamento da crise ambiental e aquecimento global”, afirmou. E acrescentou: “O TCE-RS não ficará inerte em matéria ambiental. Pelo contrário, queremos auxiliar aos gestores para que nossas cidades sejam cada vez mais sustentáveis e estaremos atentos às soluções ambientais que devem ser construídas com a urgência necessária,” finalizou Alexandre Postal.


Francisco Queiroz Filho - Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Vinícius Reis