Gestão de pessoas no setor público é tema de debate
22 de setembro de 2021 - 15:00

Gestão de desempenho e desenvolvimento, modelos de carreira, segurança jurídica e integridade no setor público foram alguns dos temas abordados no webinário “Pessoas em Movimento: Diálogos para um melhor Estado”, que teve, entre os seus convidados, o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Cezar Miola. O encontro, que ocorreu entre os dias 15 e 17 de setembro, foi promovido pelo Movimento Pessoas a Frente, que reúne diferentes atores da sociedade com visões políticas, sociais e econômicas plurais.


A abertura do encontro foi realizada pelo vice-presidente do Grupo Globo, José Roberto Marinho e pelo cineasta Guilherme Coelho. Os debates tiveram a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, do governador do Ceará, Camilo Santana e do economista, ex-governador do Espírito Santo e integrante do Conselho Consultivo de Educação do Estado de São Paulo, Paulo Hartung. Também participaram da atividade, especialistas internacionais e nacionais, bem como membros do parlamento, representantes do Poder Executivo nos três níveis de governo, integrantes do Poder Judiciário e do Ministério Público, órgãos de controle e líderes sindicais, empresariais e do terceiro setor, entre outros.

A iniciativa reúne instituições acadêmicas, como FGV, Insper, Fundação Dom Cabral; representantes do governo federal da Secretaria Nacional de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia; sindicatos como Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP); parlamentares que representam diferentes espectros ideológicos; e o terceiro setor contemplado por organizações como Fundação Lemann, Instituto Humanize e República, entre outras.

O Movimento Pessoas à Frente atua com grupos de trabalhos, que debatem e produzem conteúdos sobre temas relevantes da gestão de pessoas na administração pública. Em maio de 2020, foram definidos três núcleos iniciais. O Grupo de Trabalho de Gestão de Desempenho e Desenvolvimento, coordenado por Humberto Falcão, da Fundação Dom Cabral; o GT de segurança jurídica e matriz de vínculos, coordenado por Vera Monteiro do Direito da FGV/SP e Carlos Ari Sundfield da Sociedade Brasileira de Direito Público; e o GT de modelos de carreira, coordenado por Cibele Franzese da FGV/SP. A pedido do Conselho dos Secretários de Administração dos Estados (Consad), que participa do Movimento, foi também iniciado o quarto GT, com foco em políticas para lideranças.

Para maiores informações sobre o webnário Pessoas em Movimento: Diálogos para um melhor Estado acesse aqui.

Com informações do Movimento Pessoas à Frente.