Fiscalização do TCE-RS reduz em R$ 5,9 milhões preço máximo de licitação
23 de novembro de 2020 - 11:10

Fiscalização concomitante do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) permitiu a redução de 5,9 milhões de reais em edital de registro de preços para aquisição de serviços de manutenção preventiva e corretiva para veículos e máquinas em Rosário do Sul.

A atuação foi realizada pelo Serviço Regional de Auditoria de Santana do Livramento com o auxílio de sistemas de tecnologia do TCE-RS que viabilizam o controle externo a partir da publicação dos editais. Os auditores identificaram que alguns dos valores orçados na licitação não eram condizentes com preços atualmente praticados por outros prestadores de serviços na mesma região. A situação foi prontamente relatada à Administração Pública municipal que, por sua vez, realizou novos procedimentos de estimativa de preços.

Após a readequação, o Edital foi republicado, apresentando uma redução de R$ 5.907.990,00 no valor máximo admitido para as aquisições futuras.

A atuação concomitante é uma das formas de fiscalização do TCE-RS de caráter preventivo, possibilitando ao Gestor Público a correção de eventuais inconformidades e gerando expressiva economia de recursos ao próprio ente fiscalizado.


ATENÇÃO: O atendimento às demandas dos gestores referentes à pandemia está sendo feito pelo email: covid19@tce.rs.gov.br e pelo telefone (51) 3214.9990.


Audiodescrição: Imagem do prédio do TCE-RS, adornada por figura geométrica na cor azul marinho com detalhes em branco, contendo o logotipo comemorativo aos 85 anos do Tribunal (fim da descrição).