Ocorreu nesta sexta-feira (09) o encerramento do X Encontro Técnico e I Encontro Virtual de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil, promovido pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) – por meio da sua Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena (ESGC) –, em parceria com o Tribunal de Contas de Alagoas (TCE-AL) e com o Instituto Rui Barbosa (IRB). A palestra de abertura do segundo dia do Encontro tratou sobre employee experience e gestão inovadora de pessoas, e foi apresentada por Luana Faria, coordenadora do LA-BORA!gov, da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia. Luana explicou a importância da inovação no setor público e como as organizações podem buscar soluções a partir da identificação dos problemas apresentados pelos servidores. A coordenadora ainda salientou como é imprescindível mergulhar na realidade das pessoas para, assim, compreender suas necessidades. O painel foi mediado por Luana Carvalho, diretora do Departamento de Recursos Humanos do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP). No painel “Teletrabalho em órgãos públicos - os resultados das pesquisas realizadas em organizações públicas”, a doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UNB) Gardênia da Silva Abbad, apresentou o trabalho que vem desenvolvendo com pesquisas realizadas em organizações públicas desde 2017. Segundo ela, no período antes da pandemia, entre os pontos positivos do home office estão uma melhor qualidade de vida, maior concentração, produtividade, flexibilidade e equilíbrio. “O servidor em trabalho remoto atinge um nível maior de foco e concentração e, com isso, uma melhoria na qualidade de trabalho e menor estresse do que quando em trabalho presencial”, pontuou. Entre os desafios, Gardênia Abbad ressaltou o gerenciamento do tempo, a conscientização da família e as possíveis instabilidades do sistema. A pesquisa “Teletrabalho compulsório para o enfrentamento à Covid-19” mostrou que 60% dos gestores e servidores não tinham experiência com o trabalho remoto. Das ferramentas de comunicação, 97,32% dos servidores públicos disseram usar o WhatsApp. Ainda de acordo com a pesquisa, 73% dos gestores afirmaram que as atividades poderiam ser feitas remotamente mesmo após a pandemia. Na sequência, Camila Dourado – diretora de Gestão Estratégica de Pessoas do Tribunal de Contas da União (TCU) - explicou como foi a adaptação da Instituição ao trabalho remoto. No dia 17 março, o TCU deu início ao teletrabalho, com 2.200 servidores trabalhando de casa. A diretora demonstrou que algumas frentes garantiram melhores condições de trabalho aos servidores, como o empréstimo de computadores. Além disso, foram oferecidos cuidados com a saúde mental e física, e a aplicação de testes de Covid-19. Camila Dourado destacou, ainda, a criação de um grupo de trabalho sobre procedimentos remotos de auditoria e implementação de fiscalizações à distância, com o objetivo de gerar economia e ampliar os canais de comunicação com os órgãos auditados. Atualmente, o TCU está atuando na compilação dos dados da Pesquisa de Clima Organizacional 2020 e em breve lançará o Portal do Teletrabalho, com boas práticas de gestão. “As mudanças estão à nossa porta. Vamos migrar para o modelo híbrido e devemos estar preparados para saber qual tribunal queremos”, alertou. No painel “Reflexos da pandemia por Covid-19 durante o período de teletrabalho para os servidores do TCE/ES”, Fábio Vargas Souza, auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Espírito Santo, explicou que o Órgão de Controle já adotava a modalidade de home office, de forma reduzida, desde 2016 e, com a pandemia, 100% dos colaboradores aderiram ao teletrabalho. Fábio explicou os resultados da pesquisa realizada com os servidores da Instituição. “79,6% dos respondentes querem continuar em teletrabalho após a pandemia. Sobre o aumento de produtividade nesse período, tivemos um alto nível de concordância”, afirmou o auditor. Em seguida, na apresentação do case sobre sala de aula virtual e ensino a distância, o auditor do TCU Gilvan Coutinho Silva analisou os pontos positivos dos modelos de aulas on-line e videoconferências, afirmando que esse formato permite o oferecimento de capacitações a diversas pessoas, de diferentes locais, em um curto prazo. No encerramento do Encontro, foi oferecida uma oficina aos servidores dos TCs sobre os desafios e soluções para o retorno presencial ao trabalho, ministrada por Marta Godinho Marques, do TCE-SC. No canal do TCE-RS no YouTube estão disponíveis os vídeos dos painéis que compuseram o X Encontro Técnico e I Encontro Virtual de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil. Acesse e confira. ATENÇÃO: O atendimento às demandas dos gestores referentes à pandemia está sendo feito pelo email: covid19@tce.rs.gov.br e pelo telefone (51) 3214.9990. Audiodescrição: Imagem com fundo em azul, com título e informações da webconferência escritos em branco (fim da descrição).
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