Boletim das Receitas Estaduais demonstra que economia do RS segue em recuperação
9 de dezembro de 2020 - 12:04
A edição referente ao mês de novembro do Boletim Informativo das Receitas Estaduais, divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) nesta semana, aponta, novamente, uma recuperação econômica para o Rio Grande do Sul.
Seguindo a tendência já demonstrada em outubro, as receitas brutas do Poder Executivo tiveram um aumento nominal de 8,7% na comparação com o mesmo mês de 2019. A recuperação da economia do Estado fica evidenciada na análise dos valores inflacionados dos tributos estaduais (ICMS, IPVA e ITCD): houve aumento real de 6,3% em novembro de 2020. No acumulado do ano, ainda há uma pequena queda real de 0,6% frente ao ano anterior. Em junho, o valor acumulado dos tributos estaduais representava uma queda real de 5,3% em relação a 2019.

Essa recuperação, aliada à ajuda da União para compensar a queda na arrecadação e combater a pandemia da Covid-19 que, no ano, somam R$ 2,86 bilhões, auxiliaram o Estado a pagar a folha dos servidores do Poder Executivo em dia, após quase cinco anos de sucessivos atrasos.

Confira aqui a íntegra do Boletim do mês de novembro.

Laís de Oliveira - Assessoria de Comunicação Social

ATENÇÃO: O atendimento às demandas dos gestores referentes à pandemia está sendo feito pelo email: covid19@tce.rs.gov.br e pelo telefone (51) 3214.9990.

Audiodescrição: Imagem com fundo azul escuro e desenho do contorno do mapa do RS, em azul mais claro. Em primeiro plano está o nome da publicação e o mês correspondente, em letras brancas. No canto superior direito, está o logotipo comemorativo aos 85 anos do TCE-RS. (fim da descrição).