Alexandre Postal visita Vale do Taquari e destaca papel do TCE-RS na catástrofe
15 de setembro de 2023 - 10:12

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Alexandre Postal, percorreu ontem (14) os municípios de Arroio do Meio, Encantado, Muçum e Roca Sales atingidos pelas enchentes. “Conheço a região e a situação é muito grave e requer o comprometimento de todos na recuperação e ajuda de milhares de pessoas e empreendedores”, afirmou. Ele esteve acompanhado do chefe de gabinete da Presidência, Fabiano Geremia.


Em todos os municípios, Postal conversou com prefeitos e gestores públicos, além de voluntários e pessoas atingidas pelas cheias. Esclareceu que o TCE-RS é parceiro na recuperação, através da agilização de procedimentos fiscalizados. Relatou, ainda sobre a criação de um grupo de trabalho especializado para atender os gestores, além da geração de e-mail (calamidade2023@tce.rs.gov.br) e números de telefones específicos (51) 3214.9802 / 9805) para esclarecer dúvidas. Na próxima semana também será divulgada uma cartilha com orientações e esclarecimentos.

Pela manhã, na prefeitura de Encantado, o presidente do tribunal conversou com o governador Eduardo Leite e com diversos secretários. Já em Muçum foi recebido pelo prefeito Mateus Trojan e pelo vice, Amarildo Badasso. Eles fizeram um relato das urgências sobre procedimentos sob a fiscalização do TCE-RS para agilizar a recuperação do município. 

“A região foi duramente castigada, mas com a união de todos será reconstruída”



À tarde, Alexandre Postal foi recebido pelo prefeito de Roca Sales, Hamilton Fontana e diversos secretários, além do ex-prefeito Moacir Lanzini. Ouviu relatos das necessidades mais urgentes, como a recuperação das escolas para a retomada do ano letivo e realocação dos atingidos. “Tivemos 430 casas totalmente destruídas, além de muitas outras com laudos que aconselham a demolição”, lamentou Verônica Anderli, secretária de Assistência Social.


Em Arroio do Meio, Postal foi recebido pela vice-prefeita Adriana Meneghini, e por Áureo Scherer, assessor administrativo. O município não registrou óbitos, mas é grande o número de residências atingidas. Quarta-feira o prefeito Danilo Bruxel aprovou na Câmara Municipal a concessão de aluguel social para os atingidos. O desafio, segundo a vice-prefeita, é conseguir imóveis suficientes para acomodar as famílias atingidas. 

“O Vale do Taquari foi duramente castigado, mas com a união de todos – voluntários, poder público e empreendedores solidários - a região será reconstruída”, resumiu o presidente do TCE-RS.

Gilberto Jasper
Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Vinícius Reis