Publicada em 01/06/2023
No último dia 25 de maio, em sessão do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte (TCE-RN), foi lançada a obra “Mulheres no Controle Externo: uma homenagem ao centenário de Lindalva Torquato Fernandes", organizada pela juíza Adriana Cavalcanti Magalhães Faustino Ferreira, Andressa Guimarães Torquato Fernandes (neta de Lindalva) e por Ana Cristina Moraes, conselheira substituta do TCE-RS.
Lindalva Torquato (1923-1996), além de ser a primeira mulher a assumir o cargo de Conselheira de um Tribunal de Contas no Brasil (na época chamada de Ministra), foi fundadora da Corte de Contas potiguar,
A obra conta com o prefácio da Ministra Emérita do Tribunal de Contas da União, Ana Arraes, e também aborda temas históricos e técnicos, envolvendo Direito e Finanças Públicas, além de relatos de casos e matérias de interesse do controle externo. A publicação tem o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), na ocasião representada pela conselheira Susana Azevedo (TCE-SE).
Um dos capítulos do livro tem como título: “A casa das oito mulheres: breves considerações biográficas sobre as conselheiras do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul e alguns casos técnicos de atuação no controle externo”, de autoria das quatro atuais conselheiras substitutas do TCE-RS: Ana Cristina Moraes, Daniela Zago Gonçalves da Cunda, Heloísa Tripoli Goulart Piccinini e Leticia Ayres Ramos.
Para a conselheira substituta do TCE-RS Ana Cristina Moraes, a palavra “pioneira” vem à frente do nome da Conselheira Lindalva Torquato Fernandes. “Certamente, ela desbravou o caminho para o reconhecimento da importância do papel feminino em cargos de poder em locais como os Parlamentos e os Tribunais de Contas, onde o ambiente ainda é predominantemente masculino. Penso, assim, que homenagear o centenário de Lindalva é uma forma de resgatar as suas façanhas para que continuem servindo de modelo e de inspiração ao nosso país na busca da redução das desigualdades”, assinalou
_____________________
Marcos Rolim.