AUDITORIAS
Qualidade do Ensino Fundamental em Triunfo (Processo nº 007036-0200/17)
Objeto
- Diagnóstico da qualidade da Educação Fundamental de Triunfo a partir da análise do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), do nível de proficiência medido pela Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e da taxa de Distorção Idade Série, tomando como referência outros municípios semelhantes no aspecto socioeconômico. E avaliação de aspectos da gestão educacional que auxiliem na melhoria do aprendizado dos alunos.
Método
- Consulta a sistemas informatizados, visita in loco a escolas e entrevistas com integrantes da comunidade escolar (professores, equipes diretivas e representantes do Conselho Municipal de Educação).
Achados
- Precariedade na formação continuada de professores, como o valor dos recursos investidos na formação, a frequência dos docentes e a participação deles nas indicações de cursos. Ausência de estrutura jurídica e institucional que eleve a qualificação dos diretores da escola, exemplificadas na forma de seleção dos diretores, ausência de acompanhamento do desempenho, falta de mapeamento das competências de gestão. Disparidade entre escolas da rede no que toca à quantidade de dias letivos efetivamente acadêmicos;
- com o não cumprimento o mínimo previsto na legislação (200 dias letivos) em uma escola.
RELATÓRIO
←Voltar ao inicio