AUDITORIAS
Qualidade da qualidade da Educação Infantil e do Ensino Fundamental em Rio Pardo (Processo nº 13708-0200/18-0)
Objeto
- Diagnóstico da qualidade da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de Rio Pardo a partir da análise do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), do nível de proficiência medido pela Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e da taxa de Distorção Idade Série, tomando como referência outros municípios semelhantes no aspecto socioeconômico. E avaliação de aspectos da gestão educacional que auxiliem na melhoria do aprendizado dos alunos.
Método
- Consulta a sistemas informatizados, visita in loco a escolas e entrevistas com integrantes da comunidade escolar (professores, equipes diretivas e representantes do Conselho Municipal de Educação).
Achados
- Carências na formação docente, na infraestrutura das escolas (biblioteca, sala de leitura, laboratório de ciências, laboratório de informática, abastecimento de água, esgoto e banda larga). Em relação à rede municipal de Educação Infantil, se sobressai como aspecto positivo a elevada cobertura da rede municipal, especialmente com relação aos alunos de 4 a 5 anos – cobertura de 61,37%. Já como aspecto negativo se destaca o crescimento na despesa real com Educação Infantil de 168,93%, entre 2010 e 2016, passando de 20,13% para 36,63% das despesas com educação nesse período. Como oportunidades de melhoria na gestão educacional no Município, a equipe de Auditoria indicou: seleção, formação continuada, avaliação de desempenho, incentivo e promoção para os professores da rede;
- qualificação dos diretores e instituição de processo seletivo, combinando critérios democráticos e de mérito;
- implementação de um sistema periódico de avaliação externa para as turmas da rede municipal de ensino fundamental, bem como utilização desses resultados para execução de outros instrumentos de gestão;
- realização de pesquisa de clima escolar e promoção de atividades direcionadas aos pais, entre outras.
RELATÓRIO
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