AUDITORIAS
Qualidade da Educação Infantil e Ensino Fundamental em Frederico Westphalen (Processo nº 8934-0200/18-0)
Objeto
- Diagnóstico da qualidade da Educação Fundamental de Frederico Westphalen a partir da análise do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), do nível de proficiência medido pela Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e da taxa de Distorção Idade Série, tomando como referência outros municípios semelhantes no aspecto socioeconômico.
Método
- Consulta a sistemas informatizados, visita in loco a escolas e entrevistas com integrantes da comunidade escolar (professores, equipes diretivas e representantes do Conselho Municipal de Educação).
Achados
- Turmas seriadas, tendo como exemplo uma escola com somente 05 (cinco) alunos e sem condições estruturais de ensino. Alta distorção idade-série e alta taxa de reprovação no 6º ano. Os alunos reprovados repetem os mesmos conteúdos e continuam não aprendendo. Na Educação Infantil, as ações não estão ligadas à aprendizagem, professores não preparados, ausência de coordenação pedagógica adequada, fornecimento de apostilas para o pré-escolar, professores alfabetizadoras sem preparação adequada no português.
RELATÓRIO
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